Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 22 - Março - 2005
Titulo: Brasileiros na Venezuela. Maria Helena pede informação sobre presos
Fonte: Brasil Norte

Para a deputada, o pedido não tem a intenção de mudar ou anular as sentenças, mas de não permitir o trato com desumanidade.

Maria Helena: o primeiro passo para assegurar assistência aos cida

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada Maria Helena (PPS) solicitou informações ao Ministério das Relações Exteriores sobre a situação dos cidadãos brasileiros que estão presos na Venezuela e supostamente em condições degradantes.

O pedido foi realizado depois que a revista Istoé divulgou um relatório da embaixada brasileira em Caracas e enviado ao ministério, que indicava que 23 brasileiros detidos em um presídio na cidade de Puerto Ayacucho estariam em um local sujo e promíscuo. O relatório, de acordo com a publicação, pedia que o caso fosse mantido na esfera diplomática para evitar repercussões políticas do caso. O pedido é de autoria da própria deputada Maria Helena. Ela disse na sua solicitação que o pedido de informações "é o primeiro passo para que possamos atuar no sentido de assegurar assistência aos cidadãos presos".

De acordo com a reportagem publicada na revista, os presos são três índios ianomâmi e 20 garimpeiros acusados de crimes contra o meio ambiente.

A deputada disse que o pedido não tem a intenção de mudar ou anular as sentenças – que é entre 2 e 4 anos – dos brasileiros detidos na Venezuela, mas sim pedir que o Ministério das Relações Exteriores não permita que os detentos "sejam tratados em condições desumanas".

"O Itamaraty tem se ocupado do caso e de dar assistência jurídica aos detentos. O que queremos agora é que acompanhe a situação deles para que sejam tratados com dignidade", disse a deputada.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.