Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 29 - Março - 2005
Titulo: CCPY apóia associação Yanomami
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 62

Untitled Document

CCPY apóia associações Yanomami

A Comissão Pró-Yanomami (CCPY) tendo como um de seus objetivos fundamentais promover e reforçar a autonomia dos Yanomami na defesa dos seus direitos, desenvolve um programa de capacitação e representação cujas metas prioritárias são a formação de jovens yanomami para exercer funções de representação interétnica a nível regional, nacional e internacional e o apoio ao fortalecimento das associações yanomami e de seus projetos.

Nessa perspectiva, a CCPY deu apoio logístico e administrativo à assembléia de fundação da HUTUKARA Associação Yanomami em novembro de 2004, reunindo lideranças e professores de onze regiões da Terra Indígena Yanomami, bem como representantes da AYRCA (Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes) do Amazonas. Na última semana de março de 2005, a HUTUKARA, já devidamente registrada, assinou seu primeiro convênio de apoio institucional com a NORAD, agência de cooperação norueguesa. O acordo permitirá à associação começar a implementar sua própria rede de radiofonia na Terra Indígena Yanomami, facilitando o contato independente tanto entre os seus representantes regionais como com outras associações yanomami existentes ou a se formar no futuro.

Nos últimos meses, a CCPY procurou também apoiar a realização de uma assembléia geral da AYRCA, reunião destinada, entre outros assuntos, a definir a estratégia econômica da entidade em proveito das comunidades yanomami da região, no que tange tanto à compra de bens manufaturados que lhes são hoje necessários, como ao escoamento de sua produção agrícola no mercado local. Naquela assembléia de Maturacá, foram ainda discutidas as atividades de ecoturismo e vigilância no Parque Nacional do Pico da Neblina, cuja área se sobrepõe à Terra Indígena Yanomami, bem como questões de educação e saúde.

Além de colaborar com a Ayrca na captação de recursos financeiros para a realização do evento, a CCPY doou a esta associação um microcomputador e manteve contato com órgãos federais, como a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), para ajudar na resolução dos problemas que afetam o escoamento da produção dos Yanomami da região do rio Cauaburis. A CCPY encaminhou ainda à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) as principais demandas dos Yanomami da área de atuação da AYRCA, de modo a se aprimorar o atendimento em saúde das comunidades da região.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.