Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 20 - Abril - 2005
Titulo: Pastor Frankembergen diz que Lula é traidor
Fonte: Folha de Boa Vista

O deputado Pastor Frankemberg, presidente estadual do PTB, foi à Tribuna da Câmara, envolto na bandeira de Roraima e com uma faixa preta atravessada no corpo, em sinal de luto, falou sobre as ações do Governo Federal.

Frankemberg afirmou que Lula traiu o Estado e ressaltou que havia um acerto do presidente da República com o governo estadual e a classe política do Estado. "Ele nos disse que antes de assinar qualquer homologação nos comunicaria, e isso não foi feito. Eu me sinto traído e arrependido de ter dado apoio a esse governo. Agora vou bater até cansar".

O deputado revelou que manterá uma posição contrária aos interesses do governo. "Quando vierem para Câmara projetos que vão de encontro com que é o melhor para a sociedade, como no caso de aumento salarial para os trabalhadores, votarei junto com a oposição, em favor dos assalariados votando sempre por um reajuste maior do que o governo quer".

Frankemberg disse no discurso que Roraima está de luto. "As trevas cobriram meu Estado. O manto negro da desesperança cobriu de luto o meu coração e os corações de todos meus irmãos roraimenses: homens e mulheres, crianças e adultos, índios e não índios", afirmou o parlamentar.

Para ele, a homologação foi feita de forma orquestrada com organismos internacionais. “Por que tanta pressa? Por que esse verdadeiro toque de caixa na decisão de um assunto extremamente delicado, espinhoso, considerado por muitos intelectuais, juristas e até mesmo no meio militar como uma verdadeira bomba merecedora de profundos estudos?”, disse.

Para finalizar, Frankemberg ressaltou que Roraima já cede 9 milhões e 600 mil hectares para a reserva yanomami, 654 mil hectares para a Reserva São Marcos e agora também será obrigada a ceder mais 1 milhão e 700 mil hectares, totalizando 12 milhões de hectares para manter isolados, contra sua vontade, pouco mais de 14 mil pessoas, sendo a esmagadora maioria homens, mulheres e crianças já acostumadas ao convívio com o não índio.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.