Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 5 - Maio - 2005
Titulo: Davi Yanomami faz apelo ao ministro da Justiça
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 63

Untitled Document

Davi Yanomami faz apelo ao ministro da Justiça

O presidente da Hutukara – Associação Yanomami, Davi Kopenawa, cobrou do Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, mais empenho do governo na demarcação das terras indígenas. “A terra é fundamental para todos nós”, afirmou Davi, durante a audiência, dia 28 de abril, com mais outros 29 líderes que participaram das mobilizações do Abril Indígena, em Brasília. Além da demarcação, Davi reivindicou também a retirada dos invasores das terras indígenas, a maioria posseiros e fazendeiros. Explicou ao ministro que a mobilização dos índios não buscava o conflito com o governo, mas a abertura do diálogo visando a solução dos problemas que afligem as comunidades de todo o País.

Na conversa com o ministro, Davi reiterou os sucessivos apelos que os povos indígenas vêem fazendo para que o governo se defina como aliado e ajude os índios na superação de suas dificuldades. Embora o governo tenha homologado a demarcação da Terra Indígena Raposa/Serra do Sol, para Davi, é preciso que as outras áreas também recebam o mesmo tratamento. Na avaliação do representante dos Yanomami, a mobilização indígena Terra Livre teve um saldo positivo. “Foi bom para chamar a atenção dos brancos, para os nossos problemas. Ficar na aldeia sentado não resolve”, disse ele.

Davi relatou que os garimpeiros continuam invadindo a Terra Indígena Yanomami. A maioria deles ingressa pelas regiões de Ericó, Mucajaí, Paapiu, Alto e Baixo Catrimani e Maturacá. Explicou que “a Polícia Federal retira os invasores, mas passado um mês ou um pouco mais, eles retornam à Terra Yanomami”.

O resultado, afirmou ele, é o aumento das doenças e a falta de alimentos para as aldeias.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.