Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 5 - Maio - 2005
Titulo: Governo assume compromisso de criar Conselho Nacional de Política Indigenista
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 63

Untitled Document

Governo assume compromisso de criar Conselho Nacional de Política Indigenista

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, prometeu apresentar ainda em maio uma proposta para a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista, uma das principais reivindicações dos mais de 700 líderes indígenas, representantes de 89 etnias, que, de 25 a 29 de abril, participaram da mobilização Terra Livre, uma das ações do Abril Indígena. A criação do conselho teve ainda o apoio dos ministros José Dirceu da Casa Civil, e Luiz Dulci da Secretaria Geral da Presidência da República.

Tanto o Ministro José Dirceu quanto o Senador Delcídio Amaral (PT-MS), líder da bancada de apoio ao governo, assumiram o compromisso de orientar a base aliada para conter as iniciativas que representam retrocesso nos direitos e conquistas indígenas na Constituição.

A mobilização Terra Livre foi organizada pelo Fórum de Defesa dos Direitos Indígenas, composto pela Comissão Pró-Yanomami (CCPY), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Conselho Indígena de Roraima (CIR), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Instituto Socioambiental (ISA), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme).

O movimento Abril Indígena, por sua vez, contou com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Os Yanomami foram representados pelos presidentes da Hutukara-Associação Yanomami, Davi Kopenawa, e da Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (Ayrca), Armindo Góes Melo.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.