Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 12 - Maio - 2005
Titulo: Governador diz que reserva ameaça integridade do país
Fonte: Folha de Boa Vista

O governador de Roraima, Ottomar Pinto (PTB), se disse "estarrecido" com as críticas feitas pelo presidente da Comissão de Peritos da Justiça Federal, Hamilton Gondim, ao laudo pericial sobre a reserva indígena Raposa/Serra do Sol.

Ottomar Pinto acredita que a homologação da reserva, como foi feita, ameaça a integridade do território nacional. Lamentou que um fato tão sério tenha sido tratado de forma tão "irresponsável" e concordou com o perito em que a demarcação não deveria ter sido feita de forma contínua, mas em ilhas, respeitando as diferenças étnicas das tribos da região.

O melhor, segundo ele, seria demarcar a reserva na forma de ilhas, agrupando na mesma área apenas grupos com características comuns. "A demarcação em área contínua procurou equiparar os índios Macuxi e Wapichana aos Yanomami, mas entre eles há diferenças muito grandes. Os Yanomami são selvagens e os outros não são, têm a nossa cultura, a cabeça do nosso povo", disse.

O governador disse ainda que o laudo antropológico da Funai não corresponde à realidade da região. A principal crítica ao processo refere-se à demarcação contínua de uma área de 1,7 milhão de hectares, onde vivem 15 mil índios de cinco etnias.

Ottomar Pinto reivindicou também a transferência para o Estado de uma área equivalente à da reserva (1,7 milhão de hectares). Atualmente, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tem 7 milhões de hectares na região. O governador quer a transferência de parte dessa área, que possa ser destinada para a produção de grãos, para compensar a perda que o Estado teve.

Ottomar criticou o fato de a homologação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol englobar uma área de fronteira considerada de segurança nacional, o que, segundo ele, fragilizará as fronteiras brasileiras.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.