Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 27 - Maio - 2005
Titulo: Yanomami de Paapiú denunciam retorno ostensivo de garimpeiros em suas terras (Roraima)
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 65

Untitled Document

Yanomami de Paapiú denunciam retorno ostensivo de garimpeiros em suas terras (Roraima)

Apesar das freqüentes denúncias sobre novas invasões e da recente edição da Lei do Abate, criada para coibir os vôos clandestinos na região Amazônica, a Terra Indígena Yanomami continua sendo o destino de numerosas aeronaves de garimpeiros.

Os reiterados apelos dos Yanomami às autoridades, no sentido de controlar essas invasões, ainda não surtiram qualquer efeito (ver Boletins Pró-Yanomami 34, 43, 45, 46 / not 1 e not 2) Desde dezembro de 2004, as comunidades da região de Paapiú (Roraima) vêem registrando uma contínua e crescente movimentação de garimpeiros em suas terras, inclusive com a reabertura de antigas pistas clandestinas que já estavam cobertas pela mata.

Os Yanomami constataram, assim, que foram reativadas as pistas Raimundinho, a leste do Paapiú, e Moral, a sudoeste. Segundo eles, ambas as pistas funcionam como centros de operação das aeronaves que sustentam a reinvasão. A leste do Paapiú, os garimpeiros já usam novamente máquinas pesadas para suas atividades clandestinas.

Nos meses de março e abril de 2005, os Yanomami de novo presenciaram freqüentes sobrevôos. Os aviões trafegam de manhã bem cedo (por volta das 6h), em horários distintos daqueles que são utilizados pelas equipes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Com o retorno mais agressivo dos garimpeiros à região, já foram registrados dois casos de malária no Paapiú.

Segundo os Yanomami, atentos à reinvasão de suas terras, os garimpeiros estão se reinstalando a cerca de uma hora das suas aldeias. Essa proximidade vem criando um clima de insegurança na região e as comunidades temem que, a qualquer momento ocorra um ataque dos invasores. A preocupação se sustenta em algumas atitudes de intimidação praticadas pelos garimpeiros.

Assim, no dia 2 de abril, uma aeronave clandestina fez vôos rasantes sobre a Maloca Paapiú, exatamente no momento em que os líderes estavam reunidos para discutir que medidas tomar para coibir esse retorno dos garimpeiros a suas terras. Provocados por aquela ousadia, os Yanomami buscaram suas armas e se prepararam para um eventual confronto, numa demonstração de que não aceitarão pacificamente nova ocupação de suas terras pelos garimpeiros. No fim dos anos oitenta, a maioria das aldeias da região foi praticamente dizimada pelas doenças levadas pelos invasores.


Diante desse retorno ostensivo dos garimpeiros e dessas manobras de intimidação, os Yanomami do Paapiú redigiram uma carta dirigida à Fundação Nacional do Índio e à Polícia Federal, reivindicando novas operações para a retirada dos invasores. No documento, os Yanomami descrevem os danos ambientais que estão sendo causados pelos garimpeiros e a sua apreensão sobre as conseqüências com relação à volta de doenças e mortes que poderão advir dessa nova investida em suas terras.


“Por isso logo vocês se organizem e planejem [uma operação]. Porque antigamente nós já morremos, e porque hoje não queremos morrer novamente, pedimos a vocês da Polícia Federal que venham rápido, porque os garimpeiros talvez nos ataquem, é o que estamos pensando”, diz um trecho da carta. No mesmo documento, eles pedem o apoio de Davi Kopenawa, Presidente da Hutukara Associação Yanomami, com o reforço de quadros da Funai, prevendo que, novamente, os garimpeiros irão disseminar doenças entre a população indígena. “Assim é que estamos pensando e, sendo assim, vocês que governam o Brasil e vocês que hoje estão na direção da Funai, vocês devem ficar atentos e também pensar direito”, afirma a carta. Segue a íntegra da carta:

Maloca Paapiú, 2 de abril de 2005, sábado

Este documento é sobre a entrada de garimpeiros em nossa terra e foi feito depois de nós yanomami nos reunirmos. Primeiro os garimpeiros chegaram à pista Moral, que já estava tomada pela floresta, e limparam e roçaram a pista. Em seguida os garimpeiros seguiram para a pista do Raimundinho e assim se separaram em grupos. Nós yanomami não queremos nenhum bem dos garimpeiros, isso não nos interessa. Por isso logo vocês se organizem e planejem (uma operação). Porque antigamente nós já morremos, e porque hoje não queremos morrer novamente, pedimos a vocês da Polícia Federal que vocês venham rápido, porque os garimpeiros talvez nos ataquem, é o que estamos pensando.

Por isso escrevemos este documento. Venha também nosso parente Davi com o pessoal da Funai, porque vamos novamente adoecer, é o que tememos, por isso logo os chamamos. E que também venha logo nosso parente Davi Kopenawa. Assim é que estamos pensando e, sendo assim, vocês que governam o Brasil e vocês que hoje estão na direção da Funai, vocês devem ficar atentos e pensar direito.

Não faz muito tempo Romero Jucá provocou a morte de alguns de nós, assim consideramos, porque depois de Romero Jucá enviar seus garimpeiros e estragarem nossa floresta, nós nos conscientizamos e percebemos que os garimpeiros querem roubar nossa floresta. Por tudo isso, vocês que comandam a Funai devem ficar muito atentos (espertos), antes vocês faziam operações, e vocês devem vir para aqui novamente.

Os participantes da reunião:
Pedrinho, Paya, Wai-wai, Adriano, Manuel, Juruna, César, Alirio, Alfredo, Kamiraka, Suka, Adão, Nelson, Tarcísio


Sem qualquer resposta à sua carta, datada de 2 de abril de 2005, os Yanomami escreveram outra, no dia 12 de maio, alertando para a proximidade cada vez maior dos garimpeiros na região. Dois dias antes, estes foram vistos na área imediata à Maloca Paapiú, aumentando a apreensão dos Yanomami, que, mais uma vez, reivindicaram urgentemente uma nova operação policial para a retirada dos invasores.

Maloca Paapiú 12 de maio de 2005

Eu escrevi esta carta porque queremos deixar cientes vocês da Funai, por isso escrevemos sobre os garimpeiros. Por isso vocês da Funai fiquem bem atentos: aqui na Maloca Paapiú, no dia 10 de maio viram garimpeiros, os Yanomami viram garimpeiros na floresta, no ano de 2005 os garimpeiros entraram de novo. Nós Yanomami ficamos muito preocupados.

Porque não queremos deixar estragarem nossa floresta. Por isso nós queremos uma nova operação de retirada de garimpeiros.

Assim sendo esta é uma carta sobre a operação: Como vocês que fazem operação vão pensar? Os garimpeiros estão escondidos na nossa floresta.

Quando nós Yanomami virmos garimpeiros nós vamos chamar vocês porque aqui perto da pista outros Yanomami viram garimpeiros. Por isso hoje nós ficamos preocupados e mandamos esta carta para vocês que fazem operação da Funai, nós queremos deixà-los cientes disso.

César Professor Yanomama Maloca Paapiú theri.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.