Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 25 - Julho - 2005
Titulo: Realizada mais uma etapa do curso de formação de professores
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 66

Terminou dia 1º de julho o quinto curso de formação de professores yanomami, parte do Programa de Educação desenvolvido pela Comissão Pró-Yanomami (CCPY). O curso, iniciado no dia 29 de maio, teve duração de 272 horas e incluiu módulos de pedagogia, história, ciências naturais, geografia e matemática. Participaram como consultores Luis Fernando Pereira (CCPY) no módulo de história, o professor Luis Antônio Garcia, no de matemática, e Eliane Bastos no de ciências naturais. O curso teve também o acompanhamento do representante da Organização dos Professores Indígenas de Roraima-OPIR, professor Telmo, e de um técnico do Núcleo de Educação Indígena-SECD, além dos assessores de campo e das coordenadoras pedagógicas da CCPY.

Durante o curso, foi discutida a ampliação do Programa de Educação Intercultural que passará, a partir de agosto deste ano, a fazer o acompanhamento das escolas sanumá de Auaris. Inicialmente, o trabalho atenderá as cinco escolas mais antigas da região e deverá ser ampliado gradativamente.

No módulo de ciências naturais, os professores fizeram uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto. A atividade foi documentada pela afiliada da Rede Globo em Roraima. Os professores tiveram uma aula prática na Universidade Federal de Roraima sobre coleta e análise da água e puderam conhecer os resultados da pesquisa realizada pelo Departamento de Biologia sobre a água dos igarapés de algumas regiões yanomami.

Visitaram também à exposição organizada pelo Departamento de História no Museu de Roraima.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Alcida Rita Ramos, Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.