Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 25 - Julho - 2005
Titulo: Curso de apicultura e meliponicultura
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 66

Um grupo de 15 agentes agroflorestais yanomami das regiões de Toototobi, Demini, Maloca Paapiú e Kayana u, participou, de 15 a 24 de maio, do terceiro curso de apicultura e meliponicultura, apoiado pelo Programa Demonstrativo dos Povos Indígenas (PDPI), como parte das ações do Projeto de Criação de Abelhas, na Terra Indígena Yanomami. O curso foi ministrado na Casa da Cultura do Urubuí, em Presidente Figueiredo (AM). Outros 13 yanomami das regiões do Demini, Toototobi e Alto Catrimani também assistiram ao quarto módulo que encerra uma seqüência de quatro cursos.

Os agentes florestais tiveram orientação prática sobre as técnicas de captura e manejo de abelhas (apis e melíponas) para uma criação sistemática. Também foram treinados no manejo de máquinas e equipamentos necessários ao trabalho com abelhas e aprenderam a manipular os produtos apícolas como cera, própolis e outros. Dentro da programação do curso, os participantes tiveram contato com diversas experiências no campo da permacultura (produção de alimentos na floresta, criação de peixes e outros pequenos animais).

Os Yanomami são experientes coletores de mel silvestre, sendo que na Terra Indígena Yanomami há mais de trinta tipos de mel. O projeto experimental de capacitação, iniciado em oito comunidades do Amazonas, despertou grande interesse nos Yanomami e deverá ser estendido a outras aldeias da TIY. Dentre os objetivos do projeto desenvolvido pela Comissão Pró-Yanomami estão garantir uma fonte de renda às comunidades e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação genética das abelhas sem ferrão, nativas da região amazônica.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Alcida Rita Ramos, Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.