Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 25 - Julho - 2005
Titulo: Reunião debaterá ampliação da pista de Surucucus
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 66

A ampliação da pista de pouso em Surucucus voltará a ser tema de discussão de 15 a 18 de agosto por representantes da Hutukara – Associação Yanomami, líderes yanomami, membros do Comando Militar da Amazônia e de vários outros órgãos federais, e organizações não-governamentais interessadas. A reunião foi convocada pelo presidente da Hutukara, Davi Kopenawa Yanomami, que incluiu na pauta de debate o plano compensatório para os Yanomami e o meio ambiente.

O projeto de ampliação da pista, que passa os atuais 1.100 metros para 1.500 metros, afeta não somente o patrimônio ambiental da Terra Indígena Yanomami, mas também a vida de quase 1.800 Yanomami que vivem em cerca de 83 malocas, seis das quais num raio de um quilômetro e meio da obra. A Força Aérea Brasileira (FAB) justificou o aumento da pista com a substituição da frota de aeronaves Bandeirantes e Búfalo por outras de maior porte, como os modelos Brasília e Hércules.

A proposta de reunião conta com o apoio do general Figueiredo, do Comando Militar da Amazônia, que elogiou a iniciativa do presidente da Hutukara, Davi Kopenawa Yanomami. O general comprometeu-se a articular a participação dos convidados yanomami ao encontro e garantiu que, se o Comar não tiver aeronaves disponíveis para o transporte dos Yanomami, o Exército poderá contribuir emprestando helicópteros com capacidade para até 24 pessoas. Para a reunião são esperados líderes das regiões do Auaris, Xitei, Homoxi, Alto Catrimani, Maloca Paapiú, Kayana u, Alto Mucajaí, Baixo Mucajaí, Catrimani, Ericó, Toototobi, Parawa ú, Arathau, Parafuri e Hakoma. Foram convidados também representantes do Ibama, Funasa, Distrito Sanitário Yanomami (DSY), Funai, Ministério Público Federal, Advocacia Geral da União, Conselho Indígena de Roraima, Comissão Pró-Yanomami, Diocese de Roraima, VII Comando Aéreo Regional (VII Comar) e 1ª Brigada de Infantaria da Selva do Exército.

O general antecipou a Davi que no dia 22 de agosto haverá troca de comando, mas garantiu que o seu sucessor manterá a mesma filosofia de diálogo com os Yanomami, deixando à disposição das comunidades indígenas a estrutura de saúde (médicos e equipamentos) que dá suporte ao pelotão de Surucucus.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Alcida Rita Ramos, Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.