Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 15 - Agosto - 2005
Titulo: Surto de disenteria virótica assola população Yanomami
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 67

A população Yanomami está sendo atingida, desde a semana passada, por um surto de disenteria virótica que já provocou a morte de uma criança menor de um ano e poderá se agravar, principalmente, nas regiões Demini (AM), Haxiu e Baixo Mucajaí (RR). A inquietante previsão é do Presidente do Sindicato dos Profissionais de Saúde na área Yanomami, que denunciou a epidemia entre as comunidades indígenas à imprensa local (Folha de Boa Vista, 11.08.05).

A fim de ajudar a controlar a situação, o Presidente da Hutukara Associação Yanomami, Davi Kopenawa Yanomami, cuja filha Silvia foi também gravemente atingida pelo surto de disenteria na aldeia do Demini, embarcou dia 11 de agosto, com uma equipe de emergência da Funasa, para a Terra Indígena Yanomami.

Entretanto, de acordo com o Presidente do Sindicato citado na Folha de Boa Vista de 11 de agosto, a preocupante situação sanitária da Terra Indígena Yanomami é agravada pela decisão dos profissionais de saúde que atuam na área e que não recebem salário há dois meses, de parar de trabalhar, deixando a descoberto vários postos de saúde.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.