Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 11 - Agosto - 2005
Titulo: Funasa confirma surto, mas diz que as áreas estão monitoradas
Fonte: Folha de Boa Vista

O coordenador regional da Funasa, Ramiro Teixeira, confirmou que existe um surto de diarréia em alguns dos pólos atendidos na área Yanomami, mas disse que o problema está sendo monitorado e controlado pelos técnicos da fundação.

“Sob o ponto de vista epidemiológico, a diarréia aumenta durante o inverno, mas é um surto que está sendo monitorado e controlado. Estamos fazendo bloqueio das áreas afetadas e os profissionais que estão na área estão com um grande suprimento de medicamentos”, afirmou.

Teixeira confirmou ainda que realmente houve um óbito na área, mas disse que a morte não tem nenhum vínculo com o atraso de salário dos profissionais. “Nós explicamos a situação do atraso e pedimos que continuassem trabalhando normalmente. Eles não saíram da área yanomami e continuam atendendo. O óbito foi em função de um problema cultural”, disse.

O coordenador acrescentou que está entrando em contato com a maior liderança yanomami, Davi Kopenawa, para fazer o acompanhamento do pessoal na área.

“Estamos deslocando mais técnicos para a área para evitar o aumento de casos. Temos lá suprimentos e insumos, além de aeronaves disponíveis para intervir no momento em que for necessário. O distrito tomou todas as providências. Quanto ao atraso de salário, existe sim, mas estamos envidando esforços para que se faça a regularização de forma imediata. Entendemos que a cobrança é justa e que o salário tem que ser pago de maneira regular, porque se o cidadão presta serviço tem que ter compromisso de receber em dia”.

Teixeira explicou que fez gestão junto à presidência da Funasa, pedindo que intercedesse na regularização urgente no pagamento para que fossem regularizados os salários até o final da semana. “O que está acontecendo é que houve mudança de ministro e de presidente da Funasa, e isso juntou-se ao problema de ajuste de prestação de contas. A gente entende a preocupação dos servidores, acha justas as reivindicações e estamos lutando para tudo ser normalizado”, frisou.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.