Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 18 - Agosto - 2005
Titulo: Novo secretário de Educação é empossado
Fonte: Folha de Boa Vista

O governador Ottomar de Souza Pinto (PTB) empossou no início da noite de ontem o professor Adejalmo Moreira Abadi à frente da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos. A ex-secretária, Ilma Xaud, não compareceu à solenidade, que contou com a presença de deputados e secretários de governo.

Durante todo o dia a imprensa especulou sobre a saída de Xaud, mas ela ficou incomunicável e não apareceu mais na secretaria após o anúncio de sua saída, demonstrando sua insatisfação com a mudança.

Durante o dia, em dois momentos foi anunciada a posse de Moreira e chegou-se a ventilar a possibilidade da solenidade ser a portas fechadas, mas no final da noite o governador decidiu realizar a cerimônia de forma tradicional.

Na ocasião, Ottomar Pinto explicou que a saída de Ilma Xaud da secretaria foi apenas uma estratégia para desenvolver de forma mais dinâmica o trabalho na pasta, mas que a ex-secretária foi convidada para dirigir a Fesur.

"Ilma Xaud não pôde estar presente, pois está sofrendo com a mudança e a sensibilidade dela não deixou que enfrentasse esse momento de forma natural. Ela goza de nossa inteira confiança e vai assumir a Fesur. Não fazemos essa mudança com alegria, mas por necessidade. Temos satisfação em empossar o professor Adejalmo e temos certeza que Ilma vai assumir a Fesur com a mesma competência", disse.

Ottomar garantiu que este ano ou pelo menos até a campanha só deve ocorrer mais uma mudança no secretariado, que será no Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

“Sem educação não temos estratégia para o futuro. Investimos R$ 300 milhões [ele não especificou em quanto tempo nem onde foram aplicados] na educação e as escolas estão caindo aos pedaços e a sociedade não vê resultados. O Estado obteve último lugar em termos de educação no Brasil e isso não é meritório”, frisou.

O novo secretário de Educação fez um discurso emocionado, afirmando que este é o momento mais importante de sua vida profissional. "Esta nova situação tem me tirado o sono pelo fato de substituir Ilma, mas vamos tentar superar as expectativas da população. Existe a deteriorização da estrutura física, pois os governos passados não cuidaram, mas temos a visão que para o Estado poder crescer é necessário investimento neste setor", afirmou.

Adejalmo Moreira disse estar à disposição do Governo do Estado e afirmou que vai colocar todo seu esforço para reverter a problemática da educação. O governador Ottomar Pinto encerrou a solenidade afirmando que o escolheu pelo resultado positivo de sua administração à frente da Fesur.

Quem é o novo titular da pasta

Adejalmo Moreira Abadi nasceu em São Luís Gonzaga, no Rio Grande do Sul, e está em Roraima há 19 anos. É militar da reserva do Exército. Formou-se em Letras, pela Faculdade de Letras e Ciências de Valença/RJ, e em Pedagogia e História, pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Tem Especialização em Gestão e Supervisão Escolar, pela Universidade Salgado de Oliveira, no Rio de Janeiro, e em Alfabetização, pela Universidade Federal de Roraima.

Já foi diretor de várias escolas estaduais e é ganhador do Prêmio Gestão do ano de 2000 pela Escola Municipal Martinha Thury Vieira, no bairro Cauamé. Há um ano dando aulas no Instituto Superior de Educação, foi indicado pelo Conselho Diretor da Fundação de Educação Superior de Roraima (Fesur) para assumir a presidência. HISTÓRICO - A Fesur resultou da transformação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Cefam). Foi instituída através da Lei Complementar 043/01, com a finalidade de criar e manter o Instituto Superior de Educação de Roraima (ISE), o Instituto Superior de Segurança e Cidadania (ISSeC) e o Instituto Superior de Educação de Rorainópolis (Iser).

Atualmente, através de suas unidades, a Fesur atende a 2.385 acadêmicos, regularmente matriculados.(Cyneida Correia)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.