Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 13 - Setembro - 2005
Titulo: Saúde yanomami: 70% dos agentes suspendem atividades
Fonte: Folha de Boa Vista

O atraso no repasse de verba para pagamento do convênio Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e Fubra (Fundação Universidade de Brasília) levou à suspensão das atividades de 70% dos agentes de saúde que prestam serviços na reserva yanomami. A decisão surgiu na manhã de ontem em assembléia geral. O valor global não foi revelado.

Com a decisão, apenas 57 profissionais, entre agentes de saúde e administrativos, estão trabalhando em caráter de urgência. “Mas esses profissionais só vão trabalhar se a Funasa se responsabilizar em custear a alimentação”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Yanomami, José Rondinelle, ao informar que a decisão de manter parte do efetivo surgiu pelo fato de não comprometer a vida dos índios.

Conforme ele, o pagamento dos servidores deveria ter saído até o quinto dia útil deste mês e até agora nada foi confirmado. Disse que há três meses os funcionários vêm enfrentando dificuldades no recebimento de seus vencimentos. Mas o problema não se refere somente ao pagamento dos servidores. Segundo Rondinelle, os agentes estão trabalhando em situação de precariedade. “Os materiais utilizados são de baixa qualidade e os índios estão enfrentando surtos de tuberculose, malária e pneumonia”, disse, ao complementar que as condições de trabalho não são boas.

Os 57 servidores estão atendendo precariamente nos 21 pólos da área yanomami que engloba pouco mais de oito mil índios. Os programas de saúde estão paralisados e só retornarão mediante confirmação do pagamento de todos os servidores. Em cada um dos pólos ficará um agente de saúde, que terá responsabilidade de atender em torno de 35 comunidades indígenas. “O risco é total. Se ficarem sem os profissionais. (Leandro Freitas).

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.