Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 16 - Setembro - 2005
Titulo: Suspenso atendimento à saúde na Terra Indígena Yanomami
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 68

Untitled Document

O atendimento à saúde na Terra Indígena Yanomami acabou sendo parcialmente interrompido devido ao atraso no repasse de verbas e pagamento dos salários dos profissionais de saúde nos dois últimos meses. Cerca de 70% dos funcionários de saúde contratados pela Fundação Universidade de Brasília (FUB), via convênio com a FUNASA para o Distrito Sanitário Yanomami, decidiram suspender as suas atividades até ser liberada a quinta parcela do convênio e acertadas todas as pendências salariais.

A paralisação começou no dia 11 de setembro, quando os funcionários associados ao Sindicato dos Profissionais da Área Yanomami se recusaram a entrar na região de Auaris para substituir os que já haviam cumprido seu tempo de serviço.

A iniciativa de paralisar as atividades foi tomada em um momento delicado, já que os Yanomami enfrentam surtos de malária, tuberculose e pneumonia. Entretanto, segundo o presidente do Sindicato, José Rondinelli Rodrigues, a decisão se deve não somente ao problema dos salários e sustentação dos profissionais de saúde no campo, mas também à precariedade logística incapaz de garantir a boa qualidade do atendimento na área indígena. Segundo ele afirmou ao Boletim CCPY, "na verdade, o material enviado pela FUNASA é muito precário, os Yanomami reclamam muito.

O pessoal entregou um material sem qualidade. O que afeta mais diretamente os funcionários é o atraso dos salários e a falta de alimentação em área".

No dia 14 de setembro, a FUNASA anunciou a liberação da verba do convênio da FUB que foi prorrogado até novembro e, segundo divulgação pelo jornal Folha de Boa Vista do dia 15 de setembro, negou que houvesse qualquer tipo de suspensão no atendimento à saúde dos Yanomami.

Durante o ano, o atendimento aos Yanomami tem sido constantemente prejudicado por problemas de transferência (ver Boletim CCPY 67).

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.