Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 16 - Setembro - 2005
Titulo: Casa do índio em Roraima à espera de novas dependências
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 68

Untitled Document

A FUNASA assinou a ordem de serviço para a construção de oito novas enfermarias na Casa de Saúde do Índio de Roraima (Casai) em substituição às instalações antigas que funcionam desde 1976. Uma das novas enfermarias terá capacidade para 24 doentes acamados e as demais poderão abrigar até 30 em redes. Também estão sendo construídos refeitórios, cozinha e lavanderia industriais. O valor total das obras está previsto em R$ 2,3 milhões. Essa iniciativa da FUNASA responde, em parte, às reivindicações constantes dos pacientes e das comunidades indígenas, que têm reiteradamente cobrado melhorias na estrutura física da instituição.

Apesar de sua capacidade para 180 pessoas, a Casai atende atualmente a 400 pacientes, acometidos de malária, tuberculose e gripe, entre outras doenças. Apesar de essas obras criarem novos espaços para pacientes e acompanhantes, a capacidade da Casai será apenas ampliada para 234 pessoas.

Enquanto o refeitório e a cozinha não são terminados, os pacientes continuam a comer no chão. Além do problema de falta de medicamentos e de equipamentos danificados, não existe um modelo ágil de atendimento, apesar de a Casai contar, teoricamente, com dez médicos. A demora no diagnóstico e tratamento, com duração total entre 40 e 90 dias, expõe os pacientes já curados ou seus acompanhantes a novas doenças.

Durante o mês de junho, os Conselheiros indígenas do Distrito Sanitário Yanomami denunciaram novamente a situação precária da Casai, destacando a falta de estrutura física e de atendimento diferenciado. Reforçando as denúncias, o presidente da Hutukara Associação Yanomami, Davi Kopenawa, exigiu uma resposta da FUNASA quanto à criação de uma comissão permanente, da qual a CCPY faria parte, para fiscalizar a qualidade do atendimento na Casai. (ver Boletim CCPY 67).

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.