Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 17 - Setembro - 2005
Titulo: Funasa. Yanomami se reúnem com novo coordenador
Fonte: Brasil Norte

Untitled Document

Os indígenas denunciaram que têm sofrido muito com doenças como diarréia, tuberculose, gripe e malária.

A reunião aconteceu no auditório da Funasa com os conselheiros yanomami

Os 25 conselheiros yanomami convocaram uma reunião extraordinária ontem pela manhã com o novo coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ionilson Sampaio.

Segundo o yanomami João Davi, a reunião foi para buscar uma solução quanto ao atraso nos pagamentos de profissionais de saúde que prestam atendimento nas áreas indígenas yanomami.

De acordo com ele, nos últimos três meses, o atendimento aos indígenas foi prejudicado porque os profissionais não receberam o pagamento em dia e por isso não podiam se deslocar para as áreas, devido às dificuldades de alimentação e outras pendências.

João Davi explicou que os yanomami têm sofrido muito com doenças como: diarréia, tuberculose, gripe e malária.

Apesar do clima tenso que antecipou a reunião, na quinta-feira, quando os indígenas realizaram manifestação em frente a Funasa, tentando chamar a atenção para o problema; ontem, o encontro com o coordenador da Funasa foi tranqüilo. A reunião aconteceu durante toda a manhã.

A boa notícia dada pelo novo coordenador da Funasa e o coordenador do Convênio Fundação Universidade de Brasília (FUB) e Funasa, Sérgio Gonçalves, foi de que ontem mesmo havia sido publicado no Diário Oficial o aditivo do recurso (5a parcela, no valor de R$ 8,5 milhões) e a prorrogação do convênio, que havia vencido em julho. O convênio foi prorrogado por mais um ano.

Agora, a expectativa, segundo Gonçalves é que os 200 funcionários recebam seu pagamento até a próxima semana. Além disso, os próximos salários não deverão atrasar, como vinha ocorrendo.

Uma das reclamações dos profissionais de saúde é que os benefícios estavam demorando até 10 dias para serem efetuados. “Se o dinheiro for liberado hoje [ontem], até segunda ou terça-feira esses trabalhadores vão estar com o pagamento”, disse Gonçalves.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.