Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 21 - Setembro - 2005
Titulo: Novo coordenador da Funasa garante que não haverá mais atraso de pagamentos
Fonte: Folha de Boa Vista

Após seis dias à frente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), o novo coordenador do órgão, Ionilson Sampaio, afirmou que conseguiu regularizar o problema com o repasse dos recursos do convênio com a Fubra (Fundação Universitária de Brasília), que são destinados para o pagamento de funcionários, formação de agentes de saúde, locação de veículos e produção de material educativo e informativo.

Sampaio afirmou que a parcela em atraso no valor de R$ 8.798,45 já foi disponibilizada e que mais R$ 15 milhões estariam garantidos para pagamentos dos prestadores de serviços que trabalham na área Yanomami. “Entramos em contato com Brasília e a parcela em atraso foi liberada, sendo que o termo aditivo do convênio entre Funasa e Fubra está assinado até julho de 2006. Assim que repassarmos o crédito o serviço será normalizado”, garantiu.

Com a situação em fase de resolução, outra meta destacada pelo coordenador regional é a redução imediata no número de casos de malária na área Yanomami localizada no Estado do Amazonas, mas sob responsabilidade da Funasa em Roraima. A população dessa área é de mais de 3 mil indígenas, desse total cerca de 400 ficaram doentes este ano.

“Temos que baixar esses indicadores de malária e de dengue também, pois houve um aumento em relação a outros anos. Para isso, pretendemos discutir com o Município e o Estado como vamos atuar nas ações de combate", informou.

Sampaio elogiou a atuação do ex-coordenador regional, Ramiro Teixeira, que assumiu a Coordenação Nacional da Saúde Indígena da instituição, em Brasília. Ele disse que a Funasa obteve grandes ganhos na administração de Ramiro e que agora ele vai colaborar na luta por mais recursos para a saúde indígena.

As próximas prioridades da nova administração serão a reforma da Casa de Saúde do Índio, convênios relacionados ao meio ambiente, e a construção de mais cinco postos de saúde, além de 17 postos no distrito leste.

PERFIL - O novo Coordenador da Funasa, Ionílson Sampaio de Souza, 42, é pernambucano, mas reside em Boa Vista há 20 anos. Durante este período exerceu as seguintes funções: Secretário Municipal de Saúde e coordenador da Fundação Sesp, também em Caracaraí; Coordenador do Serviço de Saúde Bucal ( Sesi/ Senai); Também foi coordenador de Saúde Bucal Estadual onde implantou o 1º Curso de Técnico em Higiene Dental no Estado. Além disso, prestou assistência médica e odontológica na área indígena de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima (Funasa).

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.