Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 19 - Setembro - 2005
Titulo: Funasa de Roraima. Mozarildo exige informações sobre saúde indígena
Fonte: Brasil Norte

O senador Mozarildo Cavalcanti interpelou o presidente da Funasa sobre as acusações feitas.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) exigiu informações do Ministro da Saúde, Saraiva Felipe, sobre denúncia constante na matéria do Jornal Brasil Norte, de Boa Vista, de 11/09/05 intitulada “Ong denuncia malversação de recursos”. Na matéria do jornal, a ONG Urihi faz severas críticas à nova Política de Saúde Indígena que vem sendo posta em prática pelo governo federal, através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no Estado.

Foi denunciada a existência de gastos exorbitantes e ameaças de paralisação de serviços, tornando cada vez mais caótico o atendimento no Distrito Sanitário Yanomâmi. A organização não-governamental Urihi denunciou o caos que se instalou no Distrito Sanitário Yanomâmi, em razão da má gestão dos recursos públicos destinados à saúde indígena em Roraima.

Mozarildo quer saber o montante de transferências de recursos do Ministério da Saúde, destinado à saúde indígena no estado; qual o montante de transferências de recursos feito pela Funasa através do convênio Funasa/FUB; se o Ministério tem conhecimento das denúncias de malversação de recursos pela Funasa; e por fim o senador quer saber quais as ações do Ministério da Saúde para coibir a malversação de recursos públicos no âmbito da Funasa.

O senador Mozarildo disse que diante da gravidade dos fatos apresentados pela ONG, que segundo esta vem comprometendo a saúde da população indígena em Roraima, solicitou ao procurador-chefe da República do Estado de Roraima, Rômulo Moreira Conrado, ao Presidente da Funasa, Paulo Lustosa, ao Controlador Geral da República, Valdir Pires, e ao Presidente de TCU, Adilson Motta, a instauração de uma rigorosa auditoria nos programas de saúde indígena que vem sendo realizados em Roraima.

Na manhã de ontem foi confirmada a mudança de gestão na Superintendência Regional da Funasa em Roraima. O superintendente regional Ramiro Teixeira foi substituído por Ionilson Sampaio.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.