Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 19 - Setembro - 2005
Titulo: Em Brasília PMDB indica novo coordenador da Funasa
Fonte: Brasil Norte

Ionilson Sampaio, irmão do vice-prefeito de Boa Vista, assume a coordenadoria regional em período conturbado. O novo coordenador da Funasa de Roraima, Ionilson Sampaio é cirurgião dentista e trabalha há 20 anos na área de saúde pública em Boa Vista.

Sai Ramiro Teixeira, entra Ionilson Sampaio. O cirurgião dentista, irmão do vice-prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio, assumiu ontem a Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde em Roraima (Funasa/RR).O nome do novo coordenador foi indicado pela executiva nacional do PMDB e bem recebido pela gerência nacional da Funasa, em Brasília. Ionilson já chega sendo obrigado a segurar uma batata muito quente.

Índios Yanomami e Yekuana, desde anteontem à tarde, ocuparam a sede da Fundação para pressionar a liberação de convênios e o pagamento em dia aos prestadores de serviço que atuam nas áreas indígenas de Roraima. Frente ao impasse, o novo coordenador disse ontem à tarde, em entrevista na Redação do BN, que junto ao seu nome também foi publicado no Diário Oficial de ontem, a renovação do convênio com o aditivo de R$ 15 milhões até junho de 2006.

Ainda segundo Ionilson, a parcela que estava atrasada, de R$ 2.4 milhões, também foi liberada ontem e estará disponível à instituição conveniada na próxima segunda-feira. “Então, acredito que amanhã (hoje) a situação já esteja normalizada”, comentou. O coordenador foi enfático ao citar que, entre suas metas de trabalho, uma sustentará a firmação de um compromisso com as comunidades indígenas, na tentativa de melhorar a prestação dos serviços de saúde.

“Realizaremos discussões colegiadas para depois tomarmos as decisões. Com isso, estaremos atuando de acordo com os anseios dessas comunidades, que nos mostrarão onde deveremos trabalhar com mais intensidade”, explicou. Ionilson também deixou claro que vai primeiro obter maiores informações sobre a atual situação da Funasa para depois, se necessário, consertar os erros. “O que estiver irregular será corrigido”, garantiu o coordenador.

Sobre as denúncias feitas na semana passada pela URIHI, de possíveis irregularidades em convênios com empresas de aviação que prestam serviço à Funasa, Ionilson informou que ainda vai tomar pé da situação, mas adiantou que não perderá seu tempo com denúncias infundadas. “Não foram apresentadas provas. Ela (URIHI) tomou essa atitude porque perdeu convênios”, rebateu. Indagado sobre a permanência dos índios na sede da Funasa, o coordenador disse que eles poderiam deixar o local ontem à tarde, após a confirmação do depósito do dinheiro na conta da conveniada que atua com os Yanomami. Outra prioridade para Ionilson: combater com mais rigor a dengue e a malária, principalmente. De acordo com o coordenador, os casos aumentaram em algumas áreas indígenas. “Por isso, nossa ação será imediata”, frisou.

Experiência
Ionilson Sampaio é cirurgião dentista e trabalha há 20 anos na área de saúde pública em Boa Vista. Atualmente, engrossa as fileiras do PMDB de Roraima, mas garantiu que não tem pretensões políticas. (Amilcar Júnior)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.