Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 19 - Setembro - 2005
Titulo: Ex-coordenador da Funasa assume cargo em Brasília
Fonte: Folha de Boa Vista

O ex-coordenadora regional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Ramiro Teixeira, vai assumir na próxima semana a Coordenação Nacional da Saúde Indígena da instituição, em Brasília.

Ao avaliar o convite, Teixeira acredita que foi, na verdade, um reconhecimento de todo o trabalho que desenvolveu a frente da Funasa em Roraima, “mas que acima de tudo significa uma vitória para Roraima e para o nosso grupo político”.

Ele adiantou que enquanto coordenador nacional é possível trabalhar no sentido de se ter uma atenção especial ao trabalho desenvolvido no Estado. “Vou levar a experiência que tivemos na coordenação regional e lutar para que se equacione de maneira efetiva a relação entre a Funasa e suas conveniadas”, comentou.

Ele explicou que essa relação se refere à supervisão dos trabalhos que as conveniadas desenvolvem junto às comunidades indígenas e que precisa ser mais rigorosa.

“Só dessa forma vamos ter dados precisos do que estar sendo feito e como avaliar o desempenho dessas entidades para programar nossas próximas ações”, completou.

Outra meta do novo coordenador nacional é lutar por mais recursos para a saúde indígena e, principalmente, buscar uma definição clara das prioridades da Funasa.

“O protesto dos indígenas que ocorreu semana passada é fruto da indefinição sobre a aplicação dos recursos na saúde indígena que acabam sendo utilizados para outros fins e as conveniadas deixam de receber e os índios sofrem com a falta de atendimento”, explicou.

AVALIAÇÃO – Ao avaliar sua administração durante um ano que ficou a frente da Funasa, Ramiro Teixeira ressaltou como importante o reconhecimento da coordenação regional como referência de desempenho no País.

Segundo ele, esse reconhecimento se deve ao cumprimento de metas que a Funasa local conseguir alcançar no último ano. “E devo agradecer os servidores da Fundação por essa vitória porque toda a equipe trabalhou com seriedade no trato com a coisa pública”, ressaltou.

Ele disse ainda que outro fato que considera importante durante sua administração foi ter conseguido ampliar o orçamento da Funasa de R$ 1,6 milhão para R$ 12 milhões. Esse recurso foi investimento grande parte em infra-estrutura para o atendimento da saúde indígena.

Citou como exemplo a construção do 1º Centro de Saúde Indígena do País que representa a construção demais blocos de enfermaria, aumento de leitos e reforma de a parte administrativa da Casa de Saúde do Índio.

A reforma da sede da Funasa e das duas casas que pertencem a instituição onde funcionam as logísticas dos distritos, a construção de postos de saúde no Uiramutã e Alto Alegre são outros investimentos feitos em sua gestão.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.