Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 22 - Setembro - 2005
Titulo: Yanomami participam de encontro de povos indígenas no Acre
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 69

Davi Kopenawa, Presidente da Hutukara Associação Yanomami, o professor Dário Vitório e o agente agroflorestal Dimas Yanomami participaram de encontro que reuniu representantes de 14 associações indígenas da Amazônia para trocar experiências e discutir projetos de cunho educacional, sócio-ambiental e político. Além dos Yanomami, estiveram presentes membros das seguintes etnias: Kaiabi, Suya e Txicão (Xingu); Krikati, Gavião e Krahó (Maranhão e Tocantins); Terena (Mato Grosso do Sul); Karipuna e Waiãpi (Amapá); Baniwa e Tuyuca (Amazonas); e Ashaninka, Yananawa, Kaxinawa e Arara (Acre). O evento ocorreu no Centro de Formação dos Povos da Floresta da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI/AC), em Rio Branco. Também participaram representantes de organizações como o Instituto Sócio-Ambiental (ISA), o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Iepé - Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena e a CCPY.

Os Yanomami tiveram a oportunidade de apresentar suas experiências com educação, projeto agroflorestal e a criação da Hutukara Associação Yanomami. Segundo o coordenador do programa agroflorestal da CCPY, Ednelson Pereira, também presente, os discursos de Davi foram referência para todas as discussões. O encontro foi dividido em quatro partes, organizadas em torno de eixos temáticos: o primeiro, educação indígena, discutidas em uma mesa redonda , abordou conhecimentos nativos e novas demandas; o segundo focalizou experiências nas áreas agroflorestal e de meio-ambiente, além de estratégias indígenas e políticas públicas; o terceiro apresentou problemas e projetos relacionados ao entorno das terras indígenas sob o tema “Estratégias indígenas, políticas de entorno e políticas transfronteiriças”; o quarto e último eixo temático girou em torno da gestão de recursos sob o título “Subsistência e dinheiro e o papel das organizações indígenas na atualidade”.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.