Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 23 - Novembro - 2005
Titulo: Empresa regulariza os vôos por 15 dias para reserva Yanomami
Fonte:

O coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ionilson Sampaio, afirmou que o pagamento da fatura do mês de setembro da empresa Roraima Táxi Aéreo, responsável pelos vôos para a reserva indígena Yanomami, pouco mais de R$ 500 mil, foi realizado ontem e a empresa voltaria a operar normalmente a partir de hoje.

As declarações são resposta à nova denúncia que a Folha recebeu, de que os vôos estavam suspensos e alguns funcionários foram removidos da área, mas ninguém entrara para substituí-los. Segundo o e-mail recebido, além dos indígenas estarem sem assistência à saúde, havia falta de remédio. “Até quando vai durar esse problema?”, questionou o leitor.

Segundo o coordenador, a Funasa estava sem dotação financeira, mas o DSAI (Departamento de Saúde Indígena) de Brasília liberou parte da verba semana passada, e ontem chegou o restante.

O problema vem sendo gerado pela centralização de recursos pela presidência nacional, que não vem liberando regularmente o dinheiro para as conveniadas. Segundo Sampaio, apesar desse atraso, o salário dos funcionários está em dia. “Como está em dia, os funcionários estão bem compromissados com a questão e vão voltar para a área”, afirmou, destacando que a coordenação vai pleitear a normalidade desses repasses.

Sobre a falta de atendimento para os indígenas, o coordenador afirmou que em alguns pólos estão trabalhando com mínimo de pessoal. Nos locais onde as equipes não foram trocadas no último dia 16 deste mês, o atendimento está normalizado. “Essas [equipes] ainda estão lá esperando a substituição, que deve começar a ser feita a partir de amanhã”, disse.

Com relação a medicamentos, a informação repassada por Sampaio foi que faltavam alguns antibióticos, mas que parte dos recursos para pagamento das horas de vôo foi transferida para regularizar essa questão. A empresa que ganhou a licitação já começara a entregar o material.

EMPRESA - Um dos responsáveis da Roraima Táxi Aéreo, Rogério Mesquita, disse que ontem foi feito acordo com a Funasa e decidido pagar 80% da parcela de setembro, e o restante para 15 dias. “Os vôos vão acontecer normalmente para a área Yanomami nesses 15 dias”, afirmou. A previsão é de 10 vôos para a área somente hoje, mas, dependendo da necessidade, esse número pode aumentar.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.