Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 24 - Novembro - 2005
Titulo: Representante de Ong denuncia situação de índios do Amazonas
Tema:
Fonte: Folha de Boa Vista

O representante da Secoya, Silvio Cavuscens, denunciou que os índios yanomami que vivem no Estado do Amazonas (AM) sempre estiveram abandonados por causa do difícil acesso à região. “O acesso é via barco e em época de seca, leva-se dias para chegar as aldeias. Não há helicópteros para prestar uma melhor assistência aos índios nem radiofonia para atender situações emergenciais”, disse.

Conforme ele, os profissionais sofrem com essa situação e chegam a ficar até três meses na área. Disse que alguns deles adquirem malária e não tem um bom tratamento. “Queremos maior quantidade de hora/vôo para realizarmos nossas ações, bem como a construção de duas pistas de pouso nas cabeceiras dos rios, melhor estrutura aos profissionais de saúde, como postos para atender aos índios e material de trabalho”, disse, ao alegar que os profissionais estão trabalhando numa situação emergencial. Hoje a Secoya tem 27 profissionais que atendem na área yanomami. (Leandro Freitas)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.