Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 14 - Novembro - 2005
Titulo: Funasa envia mantimentos para servidores em Pólo Yanomami
Fonte: Folha de Boa Vista

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) enviou, no sábado pela manhã, meia tonelada de gêneros alimentícios e medicamentos para índios e servidores que estão na área yanomami há mais de 30 dias. Essas pessoas estavam passando por necessidades pelo fato da alimentação não ter sido enviada conforme o cronograma, devido à falta de pagamento das horas de vôo da empresa Roraima Táxi Aéreo. O avião é o único transporte para chegar nessa terra indígena.

Esse problema vem se arrastando por três meses devido aos impasses enfrentados em Brasília (DF). A nova troca de servidores só será feita depois que o pagamento das horas de vôo seja solucionado. A Funasa já alocou a ordem de R$ 20 milhões para as ações de saúde indígena.

Segundo o chefe da sessão de Operação da Funasa, Eurico Vasconcelos, esses mantimentos (carne, ovos, arroz, óleo, medicamentos) atenderão à demanda nos próximos 15 dias, que é o período calculado para que o problema, com o pagamento das horas de vôo, seja solucionado e haja a mudança de pessoal.

Os mantimentos foram enviados em cinco aeronaves monomotores para as comunidades de Uraricuera, Ericó, Waikae, Toototobi, Demini, Balawau e Parasuri. Em média, essas malocas ficam a 300 quilômetros de Boa Vista, o que equivale a uma hora e meia de vôo.

O grupo que está enfrentando os problemas com alimentação e condições de trabalho é composto por enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em laboratório, odontólogos e auxiliares e compreende a cerca de 140 pessoas divididas em 20 pólos-base que atendem a oito mil indígenas. Tem gente com mais de 45 dias trabalhando nas áreas, sendo que a regra é 30 dias de permanência na área.

Além do envio dos mantimentos, um grupo de aproximadamente 40 índios que estava passando por tratamentos de saúde na Casa do Índio aguarda a regularização dos vôos para serem enviados de volta para suas respectivas comunidades. No sábado essa situação começou a ser solucionada.

Segundo a Assessoria de Comunicação Social da Funasa, o problema no pagamento das horas de vôo está sendo enfrentado em outros estados, como, por exemplo, Mato Grosso, Rondônia e Acre. O débito com a empresa Roraima Táxi Aéreo é de R$ 1 milhão. (Leandro Freitas)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.