Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 14 - Novembro - 2005
Titulo: Novo curso de formação de professores yanomami contempla temas ligados à saúde
Fonte: CCPY – Comissão Pró-Yanomami, Boletim nº 71

Teve início mais um curso de formação dos professores yanomami promovido pela CCPY. Em sua sexta edição, o curso terá o tema Saúde como eixo norteador para as disciplinas de Ciências Naturais, Direito Indígena, Antropologia, Pesquisa Etnográfica e Pedagogia. Segundo Lídia Montanha de Castro, coordenadora do programa de educação intercultural da CCPY, um dos objetivos deste curso é fomentar a criação de estratégias para o pleno envolvimento das comunidades nas questões referentes à saúde.

Para tanto, durante o curso serão promovidas discussões sobre concepções de saúde e doença e o impacto das situações de contato na saúde yanomami. A estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) será outro tópico a ser desenvolvido, com ênfase no funcionamento dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Participam do curso 30 professores oriundos das áreas do Demini, Toototopi, Parawau, Alto Catrimani, Homoxi, Papiu, Kayanau e Auaris, além de 10 lideranças que também atuam nas discussões referentes ao desenvolvimento e implantação de políticas pedagógicas das escolas yanomami.

As disciplinas serão ministradas pelos assessores da CCPY e por consultores externos, como a bióloga Eliane Bastos, o advogado Ubiratan Souza Maia, do Conselho Indígena de Roraima, e os antropólogos Gustavo Menezes, da Funai, e Silvia Guimarães, ligada à Universidade de Brasília (UnB). Durante as tardes de sábado serão realizadas oficinas de arte com Rosângela Duarte, professora de Arte e Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e coordenadora do programa Arte BR.

Na abertura do curso, realizada no dia 7 de novembro, estiveram presentes representantes de diversas entidades e instituições: pela Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIR), Telmo Ribeiro Paulino; representando a Secretaria de Educação, Cultura e Desportos de Roraima (SECD/RR) e seu Núcleo de Educação Indígena, Estevam de Sauza e Leicilda Peres Peixoto; pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a coordenadora do Distrito Sanitário Yanomami (DSEY), Fátima Maria do Nascimento, o antropólogo Moisés Ramalho, o enfermeiro Meli João, e Maurício Caldart, do núcleo de captação de Recursos Humanos; e Andréa Lamberts, representante do Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente (Ibama). O curso ocorre no salão São Vito, na Igreja Aparecida, em Boa Vista, Roraima, e segue até o dia 10 de dezembro.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.