Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 24 - Novembro - 2005
Titulo: Índios cobram soluções rápidas para saúde e retirada de garimpeiros
Fonte: BV News

CCPY

Foto: BV News

Dário Xiriã afirmou que se o problema não for resolvido,
a sede da Funasa será ocupada

Além dos problemas com saúde, que se agravam há quatro meses, os índios Yanomami estão enfrentando represarias de garimpeiros na região do Aratau, comunidade Surucucu no município de Pacaraima (265mk de Boa Vista).

O líder indígena Pery Yanomami informou ontem durante a reunião na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que há dois meses os técnicos não aparecem mais na área.

“Está com dois meses que as equipes médicas não aparecem na área. Elas não estão recebendo apoio e devido à ameaça de garimpeiros tiveram que abandonar os postos de saúde, que ficam muito próximos aos garimpos”, denunciou. Os indígenas cobram uma atuação mais enérgica da Funai e da Polícia Federal.

Um dos problemas mais graves tem sido enfrentado pela comunidade do Demini, no baixo Rio Branco, na divisa com o Amazonas. O líder Dário Xiriã cobra a liberação urgente dos recursos para atender sua comunidade e ameaça.

“Se o dinheiro da nossa saúde não for liberado, vamos fechar a Funasa. A Funasa tem que ajudar nossa população indígena, sou professor e estou muito preocupado, porque nossa comunidade não pode sofrer de novo. Ta faltando dinheiro para pagar o vôo e já estamos enfrentando doenças como a malaria, tuberculose a gripe”, advertiu.


Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.