Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 30 - Novembro - 2005
Titulo: PF não pode retirar índios do prédio
Fonte: Folha de Boa Vista

A Assessoria de Comunicação Social da Polícia Federal confirmou a informação de que os agentes policiais não podem retirar os índios que estão ocupando a sede da Funasa há dois dias. Segundo informações repassadas pelo órgão, a determinação é atender às reivindicações de forma amistosa para evitar qualquer tipo de conflito com os indígenas.

Dário Xiriana disse que o único pedido feito pelos agentes durante as duas visitas feita a Funasa, no período da invasão, foi de que não fizesse nenhum servidor do órgão refém. Na manhã de segunda-feira, a Polícia Federal negociou a liberação dos funcionários que estavam proibidos de sair. À tarde não houve expediente porque os servidores foram impedidos de entrar no prédio.

FUNAI – Até o momento, a Funai (Fundação Nacional do Índio) ainda não se pronunciou. De Brasília, o administrador do órgão, Gonçalo Teixeira, disse que a pedido da AGU (Advocacia Geral da União), a Funai vai mediar as negociações com os índios yanomami, no entanto, para isso ser feito precisa da presença de um intérprete da língua materna desse povo. Ocorre que as duas pessoas que entendem o idioma não estão na cidade. Sexta-feira Teixeira retorna a Boa Vista para iniciar esse processo junto aos índios.(Leandro Freitas)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.