Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Notícias CCPY Urgente

Data: 1 - Dezembro - 2005
Titulo: Carta da Assembléia Extrordinária dos Povos Indígenas de Roraima
Fonte: Conselho Indígena de Roraima

CCPY

CONSELHO INDÍGENA DE RORAIMA
CARTA DA ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA DOS POVOS INDÍGENAS DE RORAIMA.

Às autoridades Públicas.
Nos lideranças indígenas Ingariko, Macuxi, Wapichana, Wal Wal, Yanomami, reunidos em Assembléia Extraordinária do Conselho Indígena de Roraima – CIR, no Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol, vimos pelo presente repudiar o descaso que passam os povos indígena em relação ação pública, especialmente em relação a saúde indígena, nos seguintes termos:

A demissão do Dr. Ionilson Sampaio da Coordenação Regional da Funasa chega de surpresa e como desrespeito dos serviços públicos já iniciados à saúde indígena, especialmente porque há um imposição política na nomeação do Dr. Ramiro Teixeira que vem ameaçando assumir a direção da Coordenação Regional da Funasa no Estado de Roraima, e não aceitamos isso;

Vem aumentando casos de malária e outras doenças entre os Yanomami, e crescendo o número de mortes deste povo, por conta do atraso no pagamento dos convênios que prestam assistência na área, falta de horas de vôo, medicamentos e outros insumos indispensáveis.

A crescente invasão de garimpeiros a TI Yanomami, inúmeras vezes denunciado e vem aumentando os graves conflitos , os impactos sociais e ambientais. Isso demonstra o descaso dos órgãos públicos com a vida indígena.

É preciso realizar urgentemente a operação de retirada dos garimpeiros da área indígena, através de um força conjunta da Polícia Federal, Funai e Ibama e garantir uma fiscalização e proteção contínua.

A impunidade dos crimes praticados contra as comunidades indígenas em levado o aumento de violência recentemente no dia 24/11/2005 a Comunidade Indígena Nova Vitória, região Surumu, TI Raposa do Sol, foi invadida e duas casas incendiadas e os indígenas novamente tiveram seus bens destruídos.

A assistência aos povos indígenas do leste- Macuxi, Wapichana, Ingaricó, Taurepang, Patamona e Wal – Wal também está seriamente prejudicada, devido ao atraso na liberação do recurso no convênio com o CIR, a paralisação no fornecimento de horas de vôo pela Funasa, colocando em sério risco a assistência à saúde de nossas comunidades.

Desta forma, revindicamos

-A retirada dos garimpeiros das terras indígenas, urgentemente na TI Yanomami e acelera a desintrusão dos invasores na TI Raposa Serra do Sol;
-a garantia da Polícia Federal pra agira nos crimes que são praticados contra os povos indígenas;
-defendemos o nome do servidor IPOJUCAN CARNEIRO DA COSTA para que assuma a Coordenação Regional da Funasa no Estado de Roraima, uma vez que a atuação da Funasa maior parte é nas terras indígenas.

TI Raposa Serra do Sol – RR, 30 de novembro de 2005

Abaixo Assinamos,
Marinaldo Justino Trajano
Jairo Pereira da Silva - vice coordenador

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.