Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 29 - Novembro - 2005
Titulo: Retirada de garimpeiros – Federal diz que operação já iniciou
Fonte: Folha de Boa Vista

CCPY

Foto: Nonato Sousa

Índios yanomami já fizeram várias denúncias
de invasão garimpeira na reserva

A Assessoria de Comunicação da Polícia Federal afirmou ontem para a Folha que a operação de retirada de garimpeiros da reserva Yanomami já iniciou. “Estamos fazendo o levantamento da área onde os garimpeiros estão e realizando reuniões em Brasília com representantes da Funai e de ONGs, pois essa operação vai demandar uma grande quantidade de recursos e um grande número de homens”, explicou o assessor, Giovane Negreiros.

Ele disse que nessa 1a fase da operação estão sendo levantados os fatores e condições da área. “Estamos fazendo um estudo para evitar danos e conflitos com os yanomami que vivem no local, pois eles têm uma cultura diferenciada. A Polícia Federal não está inerte em relação a esses garimpeiros”, frisou. Três garimpeiros já foram ouvidos pela polícia em relação à situação na área e um relatório está sendo montado com estratégias de invasão do local, segundo ele.

Apesar dos esclarecimentos da polícia, informações extra-oficiais de fontes de dentro da Polícia Federal afirmam que a ação de retirada desses garimpeiros pode não ocorrer ainda este ano devido à mudança de delegados e agentes que serão transferidos para outros locais. Somente da Superintendência local quatro delegados devem ser trocados.

CRISE - A crise entre a Funasa e a Polícia Federal começou quando o então coordenador da Funasa, Ionilson Sampaio, disse que a Polícia Federal e a Funai nada fizeram para retirar os garimpeiros da área.

Desde julho, estão sendo solicitadas providências à Funai e à Superintendência da Polícia Federal, inclusive através de ofício, e, por último, ao Ministério Público Federal (MPF).(Cyneida Correia)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.