Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 29 - Novembro - 2005
Titulo: Crise na Funasa – Sede é ocupada e coordenador é demitido
Fonte: Folha de Boa Vista

CCPY

Foto: Jader Souza

A sede da Funasa foi ocupada nas primeiras
horas da manhã de ontem

Índios yanomami ocuparam a sede da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) na manhã de ontem, em protesto contra a demora no repasse de verba para as Organizações Não Governamentais (ONGs) que prestam serviços de saúde na área indígena.

Desde a semana passada os protestos vêm ocorrendo, mas só ontem os indígenas tomaram uma atitude mais drástica. A ocupação pode ter sido um dos motivos para a exoneração do coordenador Ionilson Sampaio. Essa é a segunda vez que os yanomami invadem a sede do órgão público só este ano e em menos de uma semana.

Os servidores do órgão estavam impedidos de sair ou entrar no prédio. A equipe da Folha ficou por cerca de 10 minutos negociando sua liberação. Logo cedo, os índios se reuniram com o então coordenador e expuseram a decisão de ocupar a Funasa por tempo indeterminado, até que a presidência do órgão em Brasília dê um posicionamento real quanto às reivindicações.

Agentes da Polícia Federal negociaram a liberação dos servidores que estavam no prédio. Isso aconteceu por volta das 11 horas. Logo em seguida, os índios fecharam novamente as portas de entrada da sede. No período da tarde não houve expediente, uma vez que os funcionários que deixaram o órgão ficaram impossibilitados de retornar.

Os índios permaneceram durante todo o dia armados com arcos e flechas e com os rostos pintados, simbolizando o ato de batalha. Eles aguardavam uma posição da sede do órgão em Brasília. Provavelmente estenderão os protestos por hoje. Eles pretendem ficar acampados em frente à sede da Funasa.

Na tarde de ontem, a Polícia Federal esteve novamente no local para tentar mediar as negociações e solicitar a desocupação do órgão público. Segundo a Assessoria de Comunicação Social da PF, não há nenhuma operação preparada para a retirada dos índios do local.

O FATO – Os índios yanomami reclamam o repasse de verba para pagamento das conveniadas da Funasa que prestam serviços de saúde. Existe instituição que está há quatro meses sem receber os repasses devidos. Todo o impasse iniciou quando foram suspensos os vôos para a área indígena, por falta de pagamento para a empresa Roraima Táxi Aéreo. Esse problema já foi solucionado, mas as Organizações Não-Governamentais (ONGs) ainda não receberam o dinheiro.

Os índios elaboraram vários documentos mostrando a realidade enfrentada por eles nos pólos-base mantidos pela Funasa e encaminharam na sexta-feira passada, cópias via fax ao Gabinete do Ministério da Saúde (MS), presidência da Funasa, Desai (Departamento de Saúde Indígena), presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio), Procuradoria-Geral da República e Ministério Público Federal.

Na tarde de ontem, os indígenas estavam reunidos no auditório da Funasa para deliberar a ida a Brasília, a fim de mediar as negociações diretamente com a presidência da Funasa. A imprensa não teve acesso ao local. (LeandroFreitas).

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.