Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 1 - Dezembro - 2005
Titulo: Funasa libera pagamento da Fub, mas indígenas permanecem na sede
Fonte: Folha on line-Folha de Boa Vista

No final da tarde de ontem a presidência da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) liberou o pagamento da FUB/UnB (Fundação Universidade de Brasília), uma das Ongs (Organizações Não Governamentais), que motivou a manifestação dos indígenas, que ocupam há quatro dias a sede da Fundação.

O pagamento liberado foi R$ 3 milhões. A previsão é que ainda hoje os recursos da Secoya (Serviço de Cooperação ao Povo Yanomami) e IBDS (Instituto Brasileiros de Desenvolvimento Sanitário), que também passam pelo problema do atraso de verbas, sejam repassados.

Os Yanomami ocuparam a sede Funasa após a suspensão dos serviços das organizações. Na tarde de ontem, exigiram a cópia da ordem bancária do pagamento das três conveniadas. As lideranças informam que só desocuparam a sede da instituição após terem suas reivindicações atendidas.

Uma comissão formada por 12 Yanomami, que faz parte do Conselho Indígena de Saúde, também solicitou as passagens aéreas para seguirem até Brasília e negociar o impasse. A presidência informou que as passagens serão encaminhadas na próxima semana.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.