Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 4 - Dezembro - 2005
Titulo: Indígenas impedem coordenador da Funasa de reassumir o cargo
Fonte: BV News

Mais de 100 indígenas das etnias yanomami, macuxi, wapichana, ingarikó, wai wai, tarepang e patamona ocupam a sede da Funasa em Boa Vista para impedir que o ex-coordenador da instituição Ramiro Texeira, reassuma o cargo.

A manifestação começou na semana passada com índios yanomami solicitando a liberação de recursos às entidades conveniadas que prestam serviço de saúde no Distrito Sanitário Yanomami - DSY.

O serviço de remoção aérea de pacientes chegou a ser suspenso por falta de recursos. Os líderes indígenas reclamam que o excesso de burocracia da Fundação está, constantemente, prejudicando o atendimento nas aldeias.

Logo no começo da manifestação os líderes e organizações indígenas foram surpreendidos com a demissão do então coordenador da Funasa em Roraima, Ionilson Sampaio. Ele perdeu o cargo após ter se posicionado a favor dos indígenas e ter responsabilizado a presidência do órgão pelos atrasos na liberação de recursos.

Ao tomarem conhecimento da portaria de nomeação do ex-coordenador Ramiro Texeiro para reassumir a Funasa, os líderes do Distrito Sanitário Leste resolveram reforçar o protesto iniciado pelos yanomami.

Na manhã de hoje (02), uma comissão foi formada para visitar a Casa de Saúde Indígena, oportunidade em que encontraram o coordenador nomeado. Ele foi convocado até a sede do órgão ouvir os reclamos das lideranças.

Ao chegar no prédio Ramiro foi impedido de entrar. Durante uma hora e quinze minutos ele ouviu - do lado de fora - cerca as palavras dos indígenas afirmando que não aceitaram o retorno dele à coordenação da Funasa.

“Eu respeito a manifestação de vocês. É democrática! Agora só deixo de ser o coordenador se for revogada a portaria da minha nomeação”, disse Texeira. Acusado pelos indígenas de desviar verbas, ele pediu que fosse marcada uma reunião do Conselho Distrital para que pudesse prestar contas de todos os recursos que administrou.

Clóvis Ambrósio, coordenador de saúde do Conselho Indígena de Roraima, disse que os 32 mil indígenas do Distrito Sanitário Leste de Roraima não aceitam o retorno de Ramiro à coordenação. Peri Xirixana reforçou que os yanomami também vão resistir à sua nomeação.

Severino Brasil, líder Macuxi, anunciou que se for preciso serão mobilizados 500 índios para impedir Texeira de reassumir o cargo.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.