Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 17 - Dezembro - 2005
Titulo: Saúde Indígena - Conferência termina com 250 propostas
Fonte: Folha de Boa Vista

CCPY

Foto: Nonato Sousa

Índios e representantes de diversos organismos
votaram as propostas na tarde de ontem

Os cinco dias de discussões da II Conferência Distrital de Saúde Indígena de Roraima resultaram em uma pauta de 250 propostas que foram analisadas e votadas na tarde de ontem. O documento contendo as sugestões que serão levadas ao debate nacional será divulgado na próxima semana.

Muitas propostas foram suprimidas, pelo fato de serem similares às demais presentes em outros grupos temáticos. Ao todo, 10 grupos elaboraram, discutiram e defenderam as melhorias no sistema de saúde indígena desenvolvido por conveniadas contratadas através da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Foram cinco os eixos temáticos de discussão: direito à saúde, controle social e gestão participativa, desafios indígenas atuais, trabalhadores indígenas e não indígenas em saúde e segurança alimentar, nutricional e desenvolvimento sustentável.

O ponto mais alto da conferência foi a escolha e confirmação dos delegados que irão a Brasília representar o Estado durante a plenária nacional. Serão 48 pessoas, sendo 18 das regiões do Distrito Sanitário Leste, 10 representantes de entidades ligadas à questão indígena, oito membros de órgãos públicos, quatro profissionais indígenas de saúde e oito profissionais não-índios que trabalham na área indígena.

Os nomes dos representantes indígenas, das entidades indigenistas e dos órgãos públicos já tinham sido votados em pré-conferências ocorridas anteriormente. Essas pessoas apenas foram apresentadas e tiveram os nomes referendados. Em votação entraram apenas os profissionais índios e não-índios da área de saúde.

Durante os cinco dias, os trabalhos foram desenvolvidos sem qualquer tipo de manifestação. Esperava-se algum tipo de envolvimento mais tenso pelo fato do atraso no repasse para o CIR (Conselho Indígena de Roraima) e outras Organizações Não-Governamentais para garantir a continuidade dos serviços de saúde. Ontem a Funasa confirmou o pagamento a esses organismos.

Em todos os momentos, os índios das etnias Macuxi, Taurepang, Wapixana, Ingaricó, Patamona e Wai-Wai mostraram solidariedade aos povos Yanomami, que estão enfrentando falhas no serviço de saúde prestados pelas conveniadas contratadas pela Funasa. No corpo das discussões os índios deixaram claro o medo de sofrer com os mesmos problemas.

Na avaliação do secretário suplente do Conselho Distrital, José Ernesto, as discussões foram proveitosas, uma vez que os índios sugeriram melhorias para o andamento dos serviços de saúde, bem como estruturaram as propostas que foram elaboradas na edição passada da conferência. “O número de propostas era esperado. Algumas das sugestões são da conferência passada que não foram colocadas em prática”, disse, ao afirmar que em torno de 40 propostas são remanescentes da I Conferência Distrital da Saúde Indígena de Roraima.

Embora as propostas não sejam transformadas em normas, diretrizes ou leis, Ernesto espera que grande parte das sugestões seja colocada em prática pelo Governo Federal, uma vez que transcrevem os desejos dos indígenas quanto à prestação de serviços de saúde. (Leandro Freitas)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.