Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 14 - Dezembro - 2005
Titulo: CONFERÊNCIA DISTRITAL - Iniciam discussões sobre saúde indígena
Fonte: Folha de Boa Vista

CCPY

Foto: Jader Souza

A II Conferência reúne 320 participantes na
Casa Paulo VI, bairro Calungá

Desde ontem, índios das etnias Macuxi, Wapixana, Wai-Wai, Patamona e Ingaricó estão reunidos na II Conferência Distrital de Saúde Indígena de Roraima, na Casa Paulo VI, para discutir as políticas públicas de saúde indígena. A intenção é sugerir e propor melhorias para o serviço prestado pelas conveniadas contratadas pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

A conferência encerra-se na sexta-feira com a promessa de tabular todas as propostas apresentadas pelos indígenas, representantes das Organizações Não-Governamentais (ONGs) que trabalham na assistência à saúde indígena e órgãos ligados ao setor. Essas recomendações serão encaminhadas a Brasília, para serem apresentadas no evento nacional que acontecerá em março de 2006.

A Conferência Distrital acontece a cada quatro anos, coincidindo este ano com a crise enfrentada pela Funasa em garantir a continuidade dos serviços de saúde para a população indígena. “A conferência acontece exatamente no momento em que o principal autor interessado, os usuários do sistema do sistema de saúde indígena, os profissionais e as prestadoras de serviço se mobilizam no auge de uma crise. Isso significa que o poder de resposta do governo poderá potencializar soluções mais rápidas”, analisou o chefe do Distrito Sanitário Leste, Namis Levino.

No primeiro momento da conferência, os participantes resgataram e avaliaram as propostas apresentadas na última versão do evento. Além disso, os indígenas reformularam algumas propostas e pediram ação imediata por parte da Funasa, para garantir a prestação dos serviços com qualidade.

Apesar da conferência ser destinada aos povos indígenas do Distrito Sanitário Leste, durante a abertura do evento tuxauas de várias etnias se mostraram solidários e criticaram o impasse enfrentado pelos profissionais de saúde da área yanomami. O problema do repasse de verbas para as conveniadas prestadoras de serviços de saúde ocasionou na ocupação da Funasa por duas semanas.

São atendidos pelo Dsei-Leste cerca de 32 mil índios, distribuídos entre as etno-regiões das Serras, Surumu, Baixo Cotingo, Raposa, Taiano, Amajari, São Marcos, Serra da Lua e Wai-Wai.

DELEGADOS – Participam dos debates da II Conferência Distrital de Saúde Indígena de Roraima um total de 320 delegados, entre índios e não-índios, representantes das conveniadas contratadas pela Funasa. Desses, 48 irão a Brasília apresentar e defender as propostas resultantes na conferência estadual.

Para fortalecer as propostas surgidas na conferência estadual, os delegados de toda a região Norte vão se reunir no Amazonas a fim de discutir e compilar as propostas de todos os estados da região. A data ainda não foi definida.

É intenção da conferência um posicionamento sobre a grave crise em que se encontra a assistência à saúde nas aldeias indígenas, principalmente no que se refere ao atraso na liberação de recursos por parte da Funasa, a compra de medicação, combustível, radiofonia, pagamento das horas de vôo e reposição da frota de veículos que se encontra sucateada.

“As discussões em si serão proveitosas. Iremos avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas conveniadas, bem como propor uma melhor estruturação no ponto de vista de financiamentos”, disse Levino, que avaliou a presença de índios e delegados como uma superação das expectativas propostas pelo evento.

Namis Levino acredita que os palestrantes que irão conduzir as mesas redondas vão garantir maiores discussões em torno das problemáticas levantadas pelos índios, além de formular políticas públicas de saúde indígena para Roraima.

PROGRAMAÇÃO – Prevista para a manhã de hoje, a participação da pesquisadora da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) do Amazonas que irá mediar as discussões em torno do “Controle social e gestão participativa”, juntamente com o coordenador do CIR-Saúde, Clóvis Ambrósio, e outros participantes. Em seguida terão debates em plenária e trabalhos em grupo. À tarde o tema abordado será “Desafios indígenas atuais”.

Na quinta-feira serão trabalhados dois temas. Um sobre “Trabalhadores indígenas e não indígenas em saúde” e “Segurança alimentar, nutricional e desenvolvimento sustentável”, seguido de debates em plenária em torno do assunto e trabalhos em grupo.

A conferência será fechada com a aprovação do relatório final do evento, com plenária, eleição dos 48 delegados que vão a Brasília e aprovação das propostas. (Leandro Freitas)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.