Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 19 - Dezembro - 2005
Titulo: Polícia Federal detém garimpeiros suspeitos de atuar em área indígena
Fonte: Folha de Boa Vista

A Polícia Federal apreendeu, na madrugada de ontem, quase um quilo de ouro e cinqüenta quilates de diamantes suspeitos de terem sido extraídos na área indígena Yanomami. O minério estava em poder de seis garimpeiros, mas apenas dois, Francisco Viana e Edimilson Conceição dos Santos, foram detidos. Eles assumiram a autoria do crime e foram trazidos para a sede da PF, onde prestaram depoimento e foram liberados.

O superintendente da PF, Ivan Herrero, explicou que não conseguiu precisar o local de extração do minério, por isso o inquérito foi instaurado por meio de portaria, para que os garimpeiros pudessem responder à acusação em liberdade. “Se nós tivéssemos certeza do local, eles seriam presos em flagrante e só poderiam ser libertados por ordem judicial”, destacou.

No depoimento, os garimpeiros disseram que estavam garimpando em uma área conhecida por Paracoxim, na linha de fronteira do Brasil com a Venezuela. Após a confirmação do local, os garimpeiros podem ser autuados por garimpagem em terra indígena, que é proibida ou por contrabando de ouro e diamantes, se a extração tiver sido feita em território venezuelano.

O ouro e o diamante apreendidos estão na sede da PF, para serem periciados por um especialista em gemas e depois disso, serão remetidos para a Caixa Econômica Federal.

Ivan Herrero informou que a PF recebeu a denúncia de que a estrada que dá acesso ao Paredão, no Município de Alto Alegre, seria rota dos garimpeiros. “Nós montamos campana e conseguimos fazer esta apreensão”, relatou.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.