Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 9 - Janeiro - 2006
Titulo: Conferência de saúde indígena começa amanhã
Fonte: Folha de Boa Vista

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizará a partir de amanhã a 4ª Conferência Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami Ye\'kuana (DSEI-Y). O evento acontecerá no período de 10 a 12 de janeiro. Iniciando às 8 horas e terminando às 18 horas, com intervalo para o almoço.

Conforme a responsável pela coordenação da conferência, Fátima Maria, participarão do evento as entidades envolvidas na prestação de serviço à saúde indígena e usuários. O evento é também aberto para a participação da comunidade em geral. Ela ressaltou que o principal objetivo da conferência é avaliar a situação da saúde indígena dos povos Yanomami e Ye\'kuana.

Conforme a coordenadora, 300 servidores da Funasa têm sido grandes contribuintes para avanços na saúde dos índios. Sendo responsáveis pelo atendimento médico de 15.698 indígenas, espalhados em cinco municípios do Estado de Roraima (Alto Alegre, Mucajaí, Iracema, Amajarí e Caracaraí) e três municípios do Estado do Amazonas (São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Rio).

O evento contará com a participação de representantes da Funasa, Condisi-Y (Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami), Desai (Departamento de Saúde Indígena), Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e 10 indígenas que virão da Venezuela.

Ela esclareceu que amanhã, no primeiro dia do evento serão formados grupos para discussão de cinco temas: Direito à Saúde; Controle Social e Gestão Participativa; Desafios Indígenas Atuais; Trabalhadores Indígenas e Não-Indígenas em Saúde e Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável.

E no segundo dia de conferência, acontecerá plenária temática para discussão das propostas apresentadas pelos grupos. No último dia será realizada a plenária final na apresentação e aprovação das propostas temáticas de cada um dos cinco temas. Ela explicou que as propostas farão parte de um relatório final para a inclusão de políticas públicas de saúde indígena. O encerramento será marcado pela escolha dos delegados que irão participar da Conferência Nacional de Saúde Indígena que acontece no mês de março em Brasília (DF).

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.