Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 4 - Janeiro - 2006
Titulo: Índio yanomami leva tiro no abdome disparado por parente
Fonte: Folha de Boa Vista

O ingresso ilegal de armas na área indígena yanomami fez mais uma vítima nos primeiros dias de 2006. O indígena Alípio Yanomami, da Comunidade Tihwuana, foi alvejado por um tiro na altura do abdome desferido por outro indígena, em uma disputa entre comunidades.

O fato ocorreu na tarde de segunda-feira, 03, quando os indígenas entraram em conflito e um deles efetuou um disparo de espingarda calibre 22, provavelmente inserida na aldeia por garimpeiros que atuam na região.

De acordo com informações apuradas pela Folha, a disputa ocorreu com indígenas da comunidade Hoyamuri. Alípio foi trazido para Boa Vista por um avião da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) através da Fundação Universidade de Brasília (FUB), que presta serviço na região.

Ele foi acompanhado por um enfermeiro e deu entrada no Pronto Socorro Estadual Francisco Elesbão nas primeiras horas de ontem. Alípio passou por cirurgia e está em observação médica.

A situação reforça a questão das armas que entram naquelas comunidades através de garimpeiros que praticam a atividade ilegalmente na área. O coordenador executivo regional substituto da Funai, José Raimundo Batista, disse que a permanência de garimpeiros está sendo combatida por etapas, sendo que o mapeamento da área foi realizado no ano de 2005.

A segunda fase, que consiste em retirar os garimpeiros, pode ser desencadeada a qualquer momento, segundo Batista, depende apenas da ordem e recursos destinados para a missão, que vêm de Brasília.

“Isso pode ocorrer a qualquer hora, dependendo da ordem para juntamente com outros órgãos como o Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis] e Polícia Federal, para que possamos fazer a retirada dos garimpeiros da região”, disse.(Tiana Brazão)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.