Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 20 - Janeiro - 2006
Titulo: Aumenta em 12,06% o número de nascimento de crianças indígenas
Fonte: Folha de Boa Vista

O nascimento de crianças yanomami até novembro de 2005 já superou o ano de 2004. Segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), foram registrados 771 nascimentos este ano, enquanto em 2004 ocorreram apenas 688, um aumento de 12%. Para o coordenador técnico do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-Y), Marcos Pelegrini, esse aumento de nascimento é o resultado do esforço das equipes de saúde que atuam na área, além do acompanhamento periódico das gestantes.

"O nascimento de mais crianças é a conseqüência de uma boa cobertura da saúde e a qualificação dos profissionais que atuam na área\", avaliou. As crianças também recebem uma cobertura vacinal completa até o primeiro ano de vida. No decorrer do tempo recebem doses de reforço até a idade adulta contra doenças. Casos como a doença influenza, coqueluche, catapora, varíola e sarampo não foram registrados no último ano em nenhuma criança yanomami.

Também nessa área os casos de óbito em crianças de zero a um ano são relacionados a doenças respiratórias, diarréias e infanticídio. Em 2005 foram registrados 102 óbitos, entre crianças de zero a 14 anos. O DSEI-Y, no ano de 2004, registrou 105 óbitos e em 2003 foram 80.

Marcos Pelegrini explicou que infecção respiratória e diarréia acometem crianças na faixa etária de 1 a 4 anos. Nesse total, em 2005, foram registrados 17 óbitos, menor que em 2004, com 20. Já em 2003 foram 14. Os óbitos entre crianças de 5 a 14 anos estão envolvidos entre suicídio, picada de cobra, conflito e acidentes. Nessa faixa de idade, em 2005, houve quatro óbitos, em 2004 foram oito e no ano de 2003 sete casos de morte.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.