Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 19 - Janeiro - 2006
Titulo: Senador Mozarildo Cavalcanti denuncia falta de assistência à saúde dos Yanomami e critica Cimi, Funai e Ong Urihi
Fonte: Agência Brasileira de Notícias

O senador Mozarido Cavalcanti (PTB-RR) afirmou nesta quinta-feira (19), que os índios Yanomami que habitam a reserva com esse nome na fronteira de Roraima com a Venezuela enfrentam uma epidemia de malária. Mozarildo criticou o governo, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a organização não-governamental (ONG) Urihi - Saúde Yanomami - pela má qualidade da assistência à saúde desse povo indígena.

A ONG, segundo o senador, tem contrato com a Fundação Nacional de Saúde para prestar assistência médica aos índios Yanomami e conta com o apoio do Cimi. Essa organização religiosa, disse Mozarildo, apóia organizações não-governamentais com participação de estrangeiros nas reservas indígenas.

Mozarildo apelou ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que julgue o mérito das ações que contestam a criação da reserva Raposa Terra do Sol. Com uma extensão de 1,7 milhões de hectares, a área da reserva, segundo Mozarildo, abriga milhares de pequenos agricultores, entre eles os responsáveis por grande parte da produção de arroz do Estado.

Esses agricultores, disse Mozarildo, são constrangidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que tenta forçá-los a abandonar suas plantações e residências. Em aparte, o senador Augusto Botelho (PDT-RR) disse que, com indenizações de pouco valor - cerca de R$ 15 mil -, resta a esses agricultores ir para a periferia de Boa Vista.(AS)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.