Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 14 - Janeiro - 2006
Titulo: Saúde Indígena – Conferência resulta em 83 propostas
Fonte: Jornal do meio Ambiente

Índios yanomami e yekuana passaram todo o dia de ontem votando as 83 propostas surgidas ao longo dos três dias da 4ª Conferência Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial (DSEI-Y) que aconteceu na Casa Paulo VI.

Até o final da tarde de ontem não havia definição de quantas propostas foram aceitas e o número exato das que foram recusadas. A partir da aprovação, os índios elaborarão um documento contendo todas as proposições para serem enviadas a Caldas Novas (GO) onde acontecerá a versão nacional da conferência, entre os dias 27 e 31 de março.

Dentre as propostas que foram levadas à plenária estão: aumento de recursos humanos (médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos em enfermagem, antropólogos e nutricionistas) para atender de forma qualitativa as demandas nas aldeias yanomami, bem como a melhoria da infra-estrutura dos pólos-bases distribuídos nas malocas.

Os índios querem também a aquisição de equipamentos para atividades de campo e nas sedes de trabalho e implantação de sistema de saneamento básico. Outra proposta feita pelos indígenas é promover a descentralização imediata da gestão de saúde indígena, em função dos problemas burocráticos e administrativos causados pela concentração da gestão em Brasília.

Outra proposta é que o Governo Federal fiscalize efetivamente as ações e os repasses orçamentários para o Estado e municípios destinados para a saúde indígena. Os índios também sugerem que o Exército contribua com a assistência à saúde das populações sem que haja interferência nos costumes locais. Eles alegam que está havendo proibição da pesca e outras atividades.

A retirada de garimpeiros da área yanomami é uma das principais propostas votadas no último dia da conferência. Atrelado a isso, os índios querem uma fiscalização continuada na fronteira com a Venezuela e fronteira leste da terra indígena yanomami por parte da Funai (Fundação Nacional do Índio), Polícia Federal e Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis).

Mais uma proposta apresentada foi a fomentação da agricultura familiar nas 35 regiões dentro da terra indígena yanomami. Os índios sugeriram a criação de material didático na língua materna destinados aos agentes indígenas de saúde.

Delegados – Logo após a votação das propostas, os índios escolheram 24 delegados, dos quais 12 usuários indígenas, seis profissionais de saúde e seis representantes de instituições que atuam diretamente nas malocas. Essas pessoas vão participar ativamente da conferência nacional, com objetivo de defender as propostas aprovadas na versão local do Distrito Sanitário Especial e do Distrito Sanitário Leste.

Leandro Freitas
Local: Boa Vista - RR
Fonte: Folha de Boa Vista
Link: http://www.folhabv.com.br/

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.