Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 11 - Janeiro - 2006
Titulo: CONFERÊNCIA DISTRITAL - Índios discutem melhoria na saúde
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Foto: Nonato de Souza

Pintados como se fossem para a guerra, índios
debatem melhorias na saúde

Índios Yanomami e Yekuana estão reunidos desde ontem na Casa Paulo VI, no bairro Calungá, para participar da 4ª Conferência Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial (DSEI-Y). Na série de propostas, as principais estão relacionadas à melhoria da prestação de serviços por parte das conveniadas e a retirada dos garimpeiros da área.

O evento se estende até amanhã e todas as propostas serão compiladas e encaminhadas a Brasília para serem apresentadas na versão nacional do encontro indígena, que acontece em março.

Durante a abertura, índios das etnias Marauiá e Maturaká, do Amazonas (AM), encenaram uma dança de preparação para guerra. Eles estavam com rostos pintados e armados com arco e flecha. O ritual iniciou logo após o anúncio do coordenador em exercício da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), João Ponciano.

No primeiro momento da conferência, os índios se subdividiram em grupos para discutir os seguintes temas: Direito à Saúde; Controle Social e Gestão Participativa; Desafios Indígenas Atuais; Trabalhadores Indígenas e Não-Indígenas em Saúde; Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável.

Todos os trabalhos são conduzidos no idioma yanomami. Alguns representantes de Organizações Não-Governamentais traduzem todas as reivindicações propostas pelos índios. Poucos indígenas presentes na conferência falam português.

Ponciano disse que os índios estarão livres para decidir os tópicos propostos durante conferência. “Esperamos que seja feita uma reavaliação das propostas feitas nos anos anteriores e sobre o serviço prestado pelas conveniadas da área de saúde, bem como identificar o motivo do avanço da malária na região”, disse.

Ele espera que o encontro trate apenas de assuntos relacionados à questão de políticas públicas para a saúde indígena e não direcionada à questão pessoal. Ele se referiu à nomeação de Ramiro Teixeira para a coordenação da Funasa em Roraima, a qual índios de várias etnias não concordam, embora seja uma prerrogativa da presidência do órgão.(Leandro Freitas)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.