Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 21 - Fevereiro - 2006
Titulo: SAÚDE INDÍGENA - Funasa estuda proposta de convênio com UFRR
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Foto: Nonato Sousa

Representantes da Funasa e da UFRR durante
reunião para discutir proposta

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deu o primeiro passo para assinar um novo convênio na prestação de serviço de saúde básica na área Yanomami com a Fundação Ajuri, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A Fundação Ajuri poderá substituir a Fundação Universidade de Brasília (FUB), que atualmente é responsável por 20 pólos-base, que atende 7.758 indígenas. Os 15.686 índios de toda área Yanomami são atendidos por quatro conveniadas e duas missões.

O contrato com a conveniada FUB vence em junho próximo e, antes deste prazo, a Funasa pretende rescindir o contrato. Na tarde de ontem, aconteceu a primeira discussão na proposta do novo convênio, na sala da Reitoria da UFRR, com a participação do coordenador regional da Funasa, Ramiro Teixeira, a vice-reitora da UFRR, Gioconda Santos Matinez, a assessora de convênios da Funasa presidência, Isa Paula, juntamente com o corpo técnico da Funasa e a diretoria da Fundação Ajuri.

Ramiro Teixeira explicou que a substituição da FUB deve acontecer devido a vários problemas que ocorreram na prestação do serviço de saúde e mau gerenciamento do convênio. Lembrou que durante quase dois anos de convênio ocorreram interrupções na prestação do atendimento, um dos principais fatores para que fosse solicitada da presidência da Funasa a rescisão do contrato com a conveniada.

A reunião de ontem foi a primeira discussão para propor à UFRR o convênio com a Fundação Ajuri. Na manhã de hoje, na sede da Funasa, inicia uma discussão técnica entre o grupo de trabalho da Funasa, com os representantes da Fundação Ajuri e UFRR. Eles devem tratar dos trâmites e pontos do convênio.

“Com esse grupo de trabalho iremos num prazo mais curto de tempo apresentar uma proposta técnica para fazer os ajustes, que por ventura forem necessários, e em seguida rescindir o contrato com a UnB e firmar com a UFRR. Viemos estudando a possibilidade desse convênio com a UFRR exatamente pelo comportamento da FUB com a Funasa no atendimento na área Yanomami”, analisou Teixeira.

Um dos fatos mais destacados para a assinatura do convênio com a Fundação Ajuri será a presença dos responsáveis na gerência do convênio. “Problemas para resolver aqui em Roraima serão muito mais fáceis. Enfrentamos muitos problemas e sérios com a UnB, através da FUB, porque a gerência fica em Brasília. Além do aumento do custo de administração do convênio, tivemos uma eficácia muito baixa nos trabalhos”, lembrou.

A vice-reitora Gioconda Matinez agradeceu o convite e a confiança da coordenação regional da Funasa na Fundação Ajuri. “Para a UFRR, é muito importante esse convite. Agradecemos essa confiança na assinatura desse convênio. Sabemos da responsabilidade e dessa preocupação por entender a importância desse trabalho. Estamos dispostos a estudar a assinatura do convênio. A UFRR está aberta a receber os técnicos da Funasa, colocar o corpo técnico da UFRR à disposição e tomar conhecimento de todas as atividades na prestação desse serviço”, disse.

Ela lembrou que a Fundação Ajuri é jovem, mas tem um grande potencial de crescimento. “A Fundação vem se consolidando, onde temos o vestibular com um concurso muito importante e estamos sempre trabalhando. Potencial acreditamos que já temos e agora precisamos conhecer o convênio. Porque, assumindo a saúde indígena, teremos que dar conta do trabalho”, justificou Gioconda. (Folha de Boa Vista, 21.02.06) Vaneza Targino.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.