Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 21 - Fevereiro - 2006
Titulo: Trabalhadores em saúde da FUB realizam manifestação
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Foto: Nonato Sousa

Coordenação da Funasa propõe a liberação dos
salários dos trabalhadores da conveniada

Quatorze dias de atraso do salário levou os trabalhadores em saúde da Fundação Universidade de Brasília (FUB) a realizarem, na manhã de ontem, uma manifestação em frente à sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Os trabalhadores atuam na prestação de saúde no atendimento básico na área indígena Yanomami através de convênio da FUB com a Funasa e ameaçam não seguirem para a área.

A coordenação regional da Funasa comunicou que, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), o repasse do pagamento de mais uma parcela do convênio com a FUB, no valor de R$ 3,5 milhões, não ocorreu devido à falta da prestação de contas dos gastos realizados pela conveniada.

Ramiro Teixeira, coordenador da Funasa, explicou que para não haver suspensão dos trabalhos na área indígena existe uma proposta para a liberação do valor para pagamento dos salários dos servidores da FUB. “Já é de conhecimento da presidência da Funasa esse problema e para que haja essa liberação do pagamento de salários desses trabalhadores de saúde. As outras demandas serão discutidas com a gerência da FUB”, disse.

A proposta do coordenador será para manter o serviço de saúde indígena e assim os índios não sofram a descontinuidade na prestação do atendimento de saúde básica nos 20 pólos-base que são de responsabilidade da FUB.

A pendência na prestação de contas já vem ocorrendo há algum tempo, e o coordenador explicou que foi feito um acordo com o Ministério Público Federal e a FUB não cumpriu. “Nos já pagamos valores sobrestados, dentro de um acordo com o Ministério Público Federal. Mas os problemas vêm se repetindo e nos desgastamos, além de prejudicar o nome da Funasa. No momento e em outros momentos também disponibilizamos os recursos. Agora não podemos pagar pela desorganização da Universidade de Brasília que é a responsável pela FUB”, ponderou.

A Coordenação da Funasa entendeu a complexidade da assinatura do convênio na época, devido a uma estrutura consolidada e que supriria a necessidade. “Com o passar do tempo, detectamos que realmente não é bem isso. A UnB na sua gerência do convênio ficava muito a desejar, uma série de problemas foi surgindo e a gente sempre tentando resolver. Agora estamos estudando com os técnicos da Funasa presidência a rescisão do contrato com a FUB e firmar com a Fundação Ajuri”, explicou.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.