Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 22 - Fevereiro - 2006
Titulo: Profissionais da FUB serão mantidos
Fonte: Folha de Boa Vista

Com o interesse manifestado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em rescindir contrato com a Fundação Universidade de Brasília (FUB), que atualmente é responsável pela assistência à saúde em 20 pólos-base dentro da área indígena Yanomami, o coordenador regional da Funasa, Ramiro Teixeira, afirmou que os servidores não serão demitidos.

“Queremos tranqüilizar os servidores de que eles continuarão prestando serviço, seja pela UFRR ou outra conveniada que venha a ser contratada”, disse Teixeira, enfatizando que o dia de ontem foi de encontros entre representantes da Funasa e Universidade Federal de Roraima, através da Fundação Ajuri, convidada para entrar no processo.

Segundo o coordenador, pela manhã foi apresentado aos representantes da UFRR um panorama do Distrito Sanitário, a fim de repassar como funciona, quais as ações desenvolvidas na área, números de funcionários, entre outros. Na parte da tarde, entre outros assuntos trataram sobre as responsabilidades e atribuições de ambas as partes.

Com a entrada de uma nova conveniada, o coordenador anunciou que serão feitos alguns reajustes, como aumentar o quadro de pessoal em algumas áreas e restringir em outras, mas preferiu não entrar em detalhes.

Mesmo em reunião desde segunda-feira, o coordenador disse que ainda não tem nada confirmado com a UFRR. Indagado sobre até quando haverá uma definição, ele disse que não gosta de falar em prazos, mas afirmou que será o mais breve possível.

A provável inserção da UFRR no processo de prestação de assistência à saúde indígena foi definida por Teixeira como algo que vai além do financeiro, já que envolve milhões de reais. “Representa incluir a universidade no processo de desenvolvimento do Estado. Com a entrada abre uma série de alternativas de pesquisa em áreas como medicina, antropologia, biologia”, afirmou.

MOTIVOS - O contrato com a FUB vence em junho, mas, conforme declarações anteriores prestadas pelo coordenador, antes do vencimento a Funasa pretende rescindir o contrato devido a problemas que ocorreram na prestação do serviço de saúde, como o mau gerenciamento do convênio.

Por quase dois anos ocorreram interrupções na prestação do atendimento, um dos principais fatores para que fosse solicitada da presidência da Funasa a rescisão do contratado com a conveniada. O contrato com a FUB foi fechado pela presidência, em Brasília. A assessora dos convênios da presidência, Isa Paula, acompanhou as duas reuniões com a UFRR.

Caso haja entendimento entre Funasa e Fundação Ajuri, esta última será responsável pelo atendimento em 20 pólos-base dentro da reserva Yanomami, prestando serviço para quase metade dos povos dessa etnia, 7.758 índios. Os 15.686 índios de toda área Yanomami são atendidos por quatro conveniadas e duas missões. (Rebeca Lopes)

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.