Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 23 - Fevereiro - 2006
Titulo: Funasa quer vacinar quase 10 mil indígenas
Fonte: Folha de Boa Vista

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vai realizar, de 24 de abril a 26 de maio, uma grande campanha de vacinação em áreas indígenas. Em todo o país foram priorizados 21 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei), os quais são parte da rede de serviço de saúde da Funasa mais próxima das aldeias.

Os Dseis considerados prioritários no Estado foram Yanomami e Leste de Roraima. No primeiro, a meta de capacitação será de 4.771 índios vacinados, sendo 2.617 do lado roraimense e 2.154 no Amazonas. Conforme a enfermeira do Dsei Leste, Maria Célia Rios Machado, estima-se que sejam atingidos cerca de 5 mil índios nessa área.

O objetivo principal do mês de vacinação é intensificar a multivacinação, ampliando a cobertura e acesso às doses das vacinas. Nesse período as equipes estarão percorrendo as aldeias para intensificar o trabalho de imunização dos povos indígenas, principalmente crianças com 1 ano, mulheres em idade fértil e idosos com mais de 60 anos.

Maria Célia disse que esse período será suficiente para cobrir as áreas de menor cobertura vacinal e de difícil acesso. No Dsei Leste os pólos-base alcançados foram: Morro, Pedra Preta, Caracanã e Willimon, totalizando 37 comunidades. O Município de Uiramutã, por ser de fronteira foi um dos escolhidos.

Essa é a segunda edição da campanha. As áreas consideradas prioritárias são os distritos sem informação ou com baixa cobertura vacinal; com problemas na qualidade, no fluxo ou no sistema de informações sobre vacinação; com ocorrência de casos de doenças imunopreveníveis; de difícil acesso; aldeias em área de fronteira.

Estimados gastos na ordem de mais de R$ 120 mil, Maria Célia garantiu que os recursos já estão no caixa da Funasa. Serão quatro equipes compostas por um enfermeiro, dois auxiliares e um motorista para executar o trabalho, além de uma equipe de monitoramento com duas enfermeiras.

Segundo a enfermeira, na campanha deste ano foram incluídas as vacinas Rotavírus e Pentavalente (que previne doenças como tétano, difteria, coqueluche, hib e hepatite B). A vacina Influenza será aplicada nos indígenas com mais de 60 anos, objetivando combater a gripe.

Já estão agendados a saída e retorno das quatro equipes que vão atender as 37 comunidades do Dsei Leste: 23/04 a 16/05, em Caracanã; Willimon, de 24/04 a 07/05; de 23/04 a 09/09, em Pedra Preta; de 07/05 a 25/05, as nove comunidades do Morro. O CIR Saúde irá executar a vacinação no Dsei Leste.

Maria Célia informou que um trabalho de esclarecimento da população a ser vacinada já foi desenvolvido em março. “Como são nômades, é importante que quando as equipes passarem nessas comunidades eles estejam no local”, comentou.

Ela destacou que técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI), um dos parceiros da campanha, já fizeram a capacitação das equipes que vão a campo. A Funasa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Uiramutã, Secretaria Estadual do Índio e Funai.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.