Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 3 - Março - 2006
Titulo: ÁREA YANOMAMI - UnB confirma pagamento de profissionais
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Foto: Nonato Sousa

Na reunião com o Ministério Público do Trabalho
foram expostos os problemas sobre a questão

O coordenador-geral de convênio da UnB (Universidade de Brasília), Cláudio Machado, afirmou que o salário dos servidores em saúde na área indígena Yanomami deva cair hoje na conta dos servidores. A informação foi repassada ontem por telefone à reportagem da Folha.

Machado afirmou que a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em Roraima efetuou o repasse antes do Carnaval, mas não foi possível fazer o depósito na conta dos trabalhadores devido ao período carnavalesco. “O salário deve estar depositado hoje”, assegurou.

Quanto ao salário, o coordenador admitiu que há o atraso somente do mês de janeiro, pois o referente a fevereiro a UnB tem até o quinto dia útil do mês subseqüente [março] para efetuar o pagamento, mediante o repasse da Funasa. “Para pagarmos o mês de fevereiro estamos aguardando o repasse da Funasa”, ressaltou.

Antes da informação repassada por Machado, ontem pela manhã houve uma reunião a portas fechadas entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), Funasa-RR e o Senalba (Sindicato dos Profissionais da Área Indígena, Entidades de Assistência Social, Recreativa, de Orientação e Formação Profissional).

No encontro, segundo o procurador do MPT, Cláudio Dias, foram expostos todos os problemas e, ao contrário do que aparenta, a Funasa tomou as providências cabíveis para regularizar a pendência. “O grande problema é que a Fubra, contratante dos empregados, não está fazendo o pagamento devido do dinheiro repassado pela Funasa”, frisou.

Dias disse que haverá um próximo encontro, com data a ser definida, para tentar resolver o problema, mas exigirá a participação de um representante da Fundação. “Vamos tentar resolver, espero de maneira extrajudicial. Se não for possível, na Justiça”, ressaltou.

O procurador disse que a Funasa apresentou nota de empenho da liberação do recurso, datada do dia 24 de fevereiro. “Creio que por ordem de expediente bancário, quarta ou quinta-feira deve ter sido compensado na conta da Fubra”, frisou Dias.

Ele explicou que até que a Fubra se manifeste a respeito da questão, a Funasa está cumprindo regularmente os termos do contrato de terceirização firmado com a Fundação.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.