Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 24 - Fevereiro - 2006
Titulo: Servidores fazem manifestação em frente ao MPF e 8.000 índios poderão ficar sem atendimento
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Até o final do Carnaval, os 20 pólos de atendimento de saúde localizados na reserva Yanomami devem fechar. Esta é ameaça feia pelos manifestantes que na manhã de hoje, se retiraram das dependências da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Segundo os manifestantes mais três pólos serão fechados hoje e a previsão é de que todos sejam fechados até o final do carnaval. Se isto ocorrer, aproximadamente oito mil índios ficarão sem atendimento de saúde.

Os manifestantes realizaram uma passeata e neste momento estão na frente do Ministério Público Federal (MPF) para que o caso seja denunciado à Justiça Federal.

MOTIVO – Os trabalhadores em saúde da Fundação Universidade de Brasília (FUB), que prestam atendimento básico de saúde na reserva através de convênio da FUB com a Funasa, estão com salários atrasados.

A coordenação regional da Funasa comunicou que, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), o pagamento de mais uma parcela do convênio, R$ 3,5 milhões, não ocorreu devido à falta da prestação de contas dos gastos realizados pela conveniada.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.