Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 25 - Fevereiro - 2006
Titulo: RESERVA YANOMAMI - Índios impedem saída de profissionais
Fonte: Folha de Boa Vista

Enquanto servidores protestam na cidade, índios retêm servidores da FUB.

Untitled Document

Uma aeronave monomotor e dois funcionários contratados pela FUB (Fundação Universidade de Brasília), através da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), estão sendo impedidos de deixar a comunidade Wabutha, na reserva Yanomami, na região do Município de Alto Alegre, até que seja providenciada a troca de técnicos da área de saúde. Os índios Yanomami temem a falta de assistência em saúde.

O fato foi confirmado pelo Posto da Funai (Fundação Nacional do Índio) no início da tarde de ontem e reiterado pela Coordenação da Funasa. Tudo isso foi ocasionado pela ameaça dos funcionários da FUB abandonarem a área devido ao atraso no repasse de verba para pagamento de pessoal e despesas extras. Desde janeiro os 220 funcionários não recebem os vencimentos.

É constante o atraso no repasse de verba para as conveniadas contratadas pela Funasa, para prestação de serviços na área de saúde. Recentemente, índios Yanomami invadiram a sede do órgão federal e impediram a entrada de servidores públicos. O protesto durou dias. Não está descartada a hipótese de se repetir o fato.

Na manhã de ontem, funcionários da FUB se reuniram em assembléia geral para definir a melhor forma de protesto. Eles procuraram o Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

Segundo o coordenador do Distrito Sanitário Yanomami, contratado pela FUB, Marcos Pelegrine, do MPF veio a sugestão de que o caso deve ser resolvido via administrativamente e não através da Justiça. Os servidores da FUB agendaram uma audiência com procuradores do MPT para a próxima quinta-feira, dia 02 de março.

“Já estamos praticamente no segundo dia de atraso nos salários e não temos posicionamento concreto”, disse Pelegrine, ao informar que o protesto dos indígenas é apenas relacionado ao fato de ficarem sem assistência médica na área indígena.

POLÍCIA FEDERAL – Até o final da tarde de ontem, a Polícia Federal não tinha conhecimento da informação do possível conflito na área Yanomami. O superintendente Cláudio Lima de Souza soube da informação através da reportagem da Folha e disse que será apurada e possivelmente será estudada uma forma para contornar a situação, caso se agrave.

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.