Selecione o Periodo:
De
   
Até
 

 



Clique e acesse o projeto Cartografia Yanomami
 
Clique e acesse !
 
Clique e acesse !

 

Pesquisa Geral
 

Brasília,     


.  

 

 

 


Untitled Document

Esta seção procura seguir toda a atualidade Yanomami no Brasil e na Venezuela. Apresenta notícias produzidas pela Pró-Yanomami (CCPY) e outras ONGs, bem como notícias de imprensa. Propõe também comentários sobre eventos, publicações, exposições, filmes e websites de interesse no cenário Yanomami nacional e internacional.

Yanomami na Imprensa

Data: 7 - Março - 2006
Titulo: Profissionais decidem não retornar para trabalhar na reserva Yanomami
Fonte: Folha de Boa Vista

Untitled Document

Foto: Jader Souza

Categoria realizou assembléia geral no auditório da
Funasa, na manhã de ontem

Os trabalhadores em saúde indígena que prestam serviços aos índios Yanomami, através da Fubra (Fundação Universidade de Brasília), não irão retornar à área. A categoria decidiu em assembléia geral, realizada ontem no auditório da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Segundo o presidente do Senalba, sindicato da categoria, Rondinele Rodrigues, os trabalhadores não têm condições de retornar porque não foi paga a ajuda de custo, que é um benefício para compra de alimentação que a categoria deve levar para a área indígena.

“Recebemos o salário de janeiro atrasado, mas para darmos continuidade ao serviço na área queremos que seja pago o benefício alimentação. Outra questão é o salário de fevereiro que já vence a partir de hoje e sem previsão de recebermos”, ressaltou.

O sindicalista esclareceu que não obteve um posicionamento da Fubra e nem da Funasa, mas ficou sabendo que chegará uma equipe técnica da Fub/Unb para discutir essas questões com a Funasa e o sindicato. “Mas temos informações que será resolvido em curto prazo”, complementou.

Quanto ao cancelamento do contrato entre Funasa e Fubra, o presidente do Senalba explicou que isso se dá quando há insatisfação, fato que está acontecendo atualmente, tanto por parte dos profissionais quanto dos usuários. “Administração à distância não está servindo, não funciona”, ressaltou.

Ele acredita que uma nova conveniada pegue essas questões que estão com problemas e solucione de uma vez. “Precisamos de uma nova conveniada”, comentou Rodrigues. Disse que o sindicato está à disposição para debater todos os problemas com a próxima conveniada, independente de quem seja. “Sendo uma conveniada local, a administração melhora, principalmente no que se refere a questões trabalhistas”, frisou.

FUNASA – Com a decisão dos trabalhadores, a Funasa disse que os índios Yanomami não ficarão sem assistência, pois contratou técnicos na modalidade colaborador eventual até que as questões sejam resolvidas e o pessoal volte a trabalhar

Untitled Document
Coordenação Editorial: Bruce Albert (Assessor Antropológico CCPY) e Luis Fernando Pereira (Jornalista CCPY)


 

 

 


  Para informações adicionais favor enviar

  e-mail para o escritório central da
  Comissão Pró-Yanomami no seguinte
  endereço:
   
  proyanomamibv@proyanomami.org.br
   

Comissão Pró-Yanomami © 2007
A comissão incentiva a veiculação dos textos desde citadas as fontes.